Aos 17 anos, Lucas Lourenço é o maestro do time e demonstrou maturidade para comandar a equipe mesmo em gramado alagado (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos iniciou a Copa São Paulo de Futebol Junior com uma goleada arrebatadora em cima do Sergipe por 5 a 1, mas acabou derrotado na segunda rodada pelo São Caetano pelo placar de 2 a 1. Mesmo assim, ao menos três jogadores chamaram atenção da comissão técnico santista: o zagueiro-volante Wagner Palha, o meia Lucas Lourenço e o atacante Tailson.

Dos três, Wagner Palha, de 19 anos, é o mais elogiado. Já experiente (em sua quarta Copinha) e versátil, o capitão do time comandado por Emerson Ballio vem atuando como volante, mas também pode ser zagueiro com a mesma facilidade. As duas posições são carentes no atual elenco santista. Como se não fosse o bastante, Palha ainda fez parte das categorias de base como lateral-esquerdo, setor que conta com apenas Orinho no time de cima.

Lucas Lourenço é outro que tem tudo para retornar ao time profissional após a competição, já que havia sido promovido por Cuca no final do ano passado. O camisa 10 é o principal jogador da equipe sub-20 mesmo aos 17 anos e demonstrou bastante maturidade para comandar a equipe mesmo em um gramado alagado na primeira partida.

Já Tailson é uma das surpresas do time na competição. O camisa 11 tem 19 anos e, a exemplo de Palha, é muito versátil, podendo atuar como atacante, meia, ponta e até lateral. Está em sua segunda Copinha e vem se destacando em sua posição de origem, o ataque, com dribles rápidos, passes na medida e até um golaço anotado diante do Sergipe.

O sub-20 do Santos está sediado em Mogi das Cruzes, cidade próxima da Grande São Paulo, e teve a presença in-loco do auxiliar técnico Eudes Pedro durante a última partida contra o São Caetano. Jorge Sampaoli e os demais membros da comissão acompanharam o jogo pela televisão. O Peixe precisa de uma vitória sobre o time da casa, o União Mogi, nesta quinta-feira, às 19h45, para avançar na competição.