Lula em evento para jovens da favela de Heliópolis (Crédito: Reprodução PT)

O ex-presidente do Brasil e provável candidato na eleição desse ano, Luiz Inácio Lula da Silva, comentou sobre o Santos em evento realizado na última quinta-feira com jovens da favela de Heliópolis, em São Paulo. O vídeo do discurso do candidato viralizou na tarde desta sexta-feira, deixando muitos torcedores do Peixe incomodados com a forma que o político comentou do clube.

Quando abordava sobre oportunidades na vida, Lula citou Endrick, jovem atacante do Palmeiras que fez sucesso na última Copa São Paulo de Futebol Júnior. Ele falou que o Peixe e outros clubes da Capital não enxergaram o futuro do atleta e que hoje ele vale mais que o time todo do Santos.

“Esses dias eu estava vendo um menino que joga no Palmeiras e virou sucesso, que tem 15 anos de idade. Esse menino passou pelo Corinthians, pelo Santos, pelo São Paulo e os times não quiseram ele. O que o pai dele reivindicava? O pagamento de aluguel e um emprego. E emprego para ganhar quanto? Quase nada. O pai dele deve ser como eu, quase um semianalfabeto. E ninguém deu. Chegou no Palmeiras, o Palmeiras deu. E esse moleque já vale hoje mais do que talvez o time do Santos inteiro. Não é demonstração que o papel do Estado é apenas o de criar a oportunidade”, disse Lula.

Quando Endrik estourou para o futebol, o pai dele deu algumas declarações que o Santos não quis custear a passagem e hospedagem para o garoto fazer teste no clube. O Diário do Peixe na ocasião apurou que o clube procurou o garoto, que na época tinha 10 anos, mas que ele já tinha acertado com o rival com um salário fora da realidade para uma criança daquela idade, além do pai dele ter ganho um emprego na equipe de faxina do Centro de Treinamento do Palmeiras. Funcionários do Santos da área de captação alegaram que o Peixe não tinha como concorrer com a proposta palmeirense.

A Asspohis, Associação dos Pesquisadores e Historiadores do Santos FC, rebateu em nota a declaração de Lula em Heliópolis. Segundo a entidade, “Endrick não foi preterido pelo Santos” e ainda afirmou que o Peixe tem um dos elencos mais caros do Brasil, que desde 2002 ninguém faturou mais com vendas de jogadores no Brasil que o Santos.

Essa não foi a única notícia do Peixe no cenário político nos últimos dias. No jogo do domingo passado contra o Coritiba, na Vila Belmiro, o presidente Jair Bolsonaro compareceu à Vila para prestigiar o Peixe. O político, que é candidato à reeleição no final do ano, ganhou vaias e gritos de apoio de torcedores presentes no estádio. Sua presença no clube também foi alvo de críticas nas redes sociais por muitos, assim como Lula desta vez.