O presidente Luís Inácio Lula da Silva compareceu ao velório do Rei Pelé, nesta manhã de terça-feira (3), na Vila Belmiro. Acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, popular Janja, e Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos e torcedor do Santos, o presidente participou da missa final.
Para SantosTV, Lula falou sobre a genialidade do maior atleta da história, e brincou ao lembrar dos jogos contra o seu time, o Corinthians.
“Quem vai falar do Pelé agora não é o Presidente da República, é um torcedor do Corinthians que foi assistir muito jogo do Santos contra o Corinthians e que viu o Corinthians perder muito jogo. Parece que o Pelé tinha uma obsessão de derrotar o Corinthians. Foi um período muito sofrido para o torcedor do Corinthians, mas tinha uma coisa muito importante do Pelé: ele obrigava a gente a ir em qualquer lugar assistir futebol, porque muitas vezes a gente não gosta só do nosso time, a gente gosta de alguém que dá espetáculo, alguém que é brilhante”, disse Lula.
O presidente da república ainda valorizou os feitos históricos do Rei e endossou o que vem sendo falado por todos que marcam presença no velório: Pelé era um ser humano humilde, que tratou todos de igual para igual, com respeito e amor.
“O Pelé simboliza tudo aquilo que é a ascensão da espécie humana. Tudo aquilo que a gente pode perceber da ascensão do ser humano foi o Pelé. O Pelé foi um jogador que muito jovem ganhou um protagonismo extraordinário e nunca ficou mascarado”, afirma.
“O Pelé nunca ficou, sabe, de nariz empinado. Sempre foi um cidadão humilde, sempre conversou de igual para igual com todo mundo. Nas entrevistas você percebia que era um cidadão comum, de que ele não se deixava levar pelo brilhantismo dele e pelo apogeu, nos maiores momentos de glória dele, quando encontrava com a Rainha da Inglaterra, quando ganhava um prêmio, ele era o mesmo de quando dava uma entrevista ou encontrava uma criança para conversar”, completa o presidente Lula.
O velório do Rei Pelé começou às 10h desta segunda-feira (2), e virou a madrugada com a presença de torcedores, personalidades do esportes e jogadores do Peixe. Nesta terça, o cortejo passou pelas ruas de Santos, inclusive onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste. Ao todo foram 230 mil pessoas no velório.
Leia também:
Desnecessário é seu comentário. Ele é o presidente da República, quer você chore ou não, e sua presença reforça a transcendência do Rei Pelé. Estranho seria se o presidente da República não comparecesse ao velório do brasileiro mais conhecido no mundo.
Pelé é o sinônimo da perfeição como jogador de futebol, Lula sobrevivente, resistente da luta pela igualdade;
Talvez os dois maiores símbolos de brasilidade, temos muito orgulho desse dois homens subversivos, protagonistas, exemplos, referências paradigmas!
Somos brasileiros, somos lutadores, fortes, vencedores, seguimos os exemplos de Pelé e Lula!
Parabéns pela sagacidade de criticar o presidente da República por se solidarizar com a família do Rei Pelé. Estão distribuindo alfafa nas portas de quartéis. Vai lá.
Grande Lula, grande homenagem. E os bozorentos chorando e falando asneira aqui. Bozo saiu fugido pq é um bundão, igual os eleitores dele. Lula não temeu e foi lá de cara aberta homenagear o maior de todos, simbólico para o país e pra o mundo. Lula e Pelé, que dupla!!!