O jogo entre Santos e Vasco da Gama, marcado para este domingo (1), às 16 horas, na Vila Belmiro, é de extrema importância para os dois times, que lutam para escapar da incômoda zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
A fuga contra a indesejável queda para a Série B, porém, não é o único ponto comum na história entre o Peixe e o time carioca. O elenco vascaíno conta hoje com dois ex-jogadores do Peixe: os zagueiros Maicon e Robson Bambu.
Ambos não são titulares, mas reforçam um contexto histórico que marcou os rivais durante anos: ter atletas que defenderam tanto as cores do Alvinegro da Vila Belmiro quanto do cruzmaltino.
Vamos relembrar abaixo alguns atletas que vestiram as duas camisas durante a carreira profissional, alguns com mais brilho pelo Peixe, outros com mais destaque pelo time carioca.
Rwan Cruz
O atacante Rwan Cruz é um dos exemplos mais recentes de atletas que vestiram as duas camisas. Revelado pelo Flamengo, de Guarulhos, o jogador foi comprado pelo Santos após se destacar em uma edição da Copa São Paulo, mas não engrenou nos profissionais e acabou emprestado ao Vasco. Por lá, também não foi bem e, hoje, está no PFK Ludogorets, da Bulgária.
Carabajal
Outro atleta que esteve recentemente no Santos e não deixou saudades é o meia argentino Gabriel Carabajal. Após 12 partidas pelo Peixe, foi emprestado ao Vasco. No Rio, fez somente 6 jogos até deixar o clube e ser novamente cedido por empréstimo ao seu time atual, o Puebla, do México.
Nathan
O lateral-direito Nathan é mais um jogador que recentemente passou pelos dois clubes. Depois de surgir como promessa no Vasco e ir para Portugal, Nathan passou pelo Santos, mas sofreu com as críticas da torcida e acabou afastado por atos de indisciplina. Hoje atua emprestado no Famalicão, de Portugal.
Madson
Voltando um pouco mais no tempo, temos mais um lateral-direito: Madson. O jogador foi bicampeão carioca pelo Vasco em 2015 e 2016, viveu alguns bons momentos no Santos mas, assim como Nathan, não conseguiu se firmar como dono da posição. Hoje está no Athletico-PR.
Rodrigo Souto
Vamos começar a falar de jogadores que tiveram bom desempenho nos dois clubes. O primeiro da lista é o volante Rodrigo Souto. Campeão carioca de 2003 pelo Vasco, o meio-campista também brilhou em sua passagem pela Vila Belmiro, com direito à conquista do título paulista de 2006, sob a batuta de Vanderlei Luxemburgo.
Viola
Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1998 e campeão da Copa Conmebol do mesmo ano, o artilheiro Viola brilhou na Vila e em São Januário. Pelo rival do Peixe neste domingo, clube que defendeu entre 2000 e 2001, o ex-camisa 9 levantou uma taça de campeão brasileiro e uma da Copa Mercosul.
Vagner
O polivalente meio-campista Vagner, que chegou ao Santos vindo do União São João, de Araras, e foi apontado como sucessor do Messias Giovanni, também sentiu o gostinho de ser campeão pelos dois clubes. No Peixe, levantou a taça do Torneio Rio-São Paulo em 1997, e pelo rival carioca venceu o Estadual e a Libertadores de 1998.
Outros atletas
Além da lista citada acima, muitos outros atletas chegaram a defende as camisas de Santos e Vasco durante a carreira profissional. O goleiro Carlos Germano, os zagueiros Fabiano Eller e Ricardo Rocha, o lateral-direito Wagner Diniz, o meia Léo Lima e os atacantes Luizão e Dodô (que hoje é comentarista do Grupo Globo) fazem parte da relação.
Adendo especial: o Rei Pelé
Não dá para encerrar o conteúdo sem citar o maior de todos os tempos. O Rei Pelé, acreditem, também chegou a vestir a camisa do Vasco da Gama. Ao contrário de todos os atletas que citamos anteriormente, porém, o maior jogador de todos os tempos não foi contratado pelo time carioca.
Pelé vestiu a camisa e atuou pelo Vasco durante um torneio amistoso organizado pelo São Paulo, em 1957, como parte das festividade em comemoração à construção do estádio do Morumbi.
Santos e Vasco cederam atletas para formar uma espécie de combinado entre os dois times e, além de Pelé, à época com 16 anos, o time da Vila Belmiro “emprestou” Ivan, Urubatão, Brauner, Álvaro, Jair Rosa Pinto e Pepe.
ESQUECERAM DO EDMUNDO