Alison, Daniel Guedes, Vladimir e Cittadini estão entre os atletas formados na base do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O atual elenco do Santos faz jus à fama do clube de ser um revelador de talentos para o mundo. Em 2018, 17 dos 31 jogadores (54%) que integram o elenco profissional do Peixe foram formados na base do clube, o que mostra o esforço santista em investir nos Meninos da Vila. Vale destacar que Diego Pituca chegou ao Santos como reforço do extinto Santos B.

O meia Renato, misto de jogador e executivo de futebol do clube, acredita que a grande presença de atletas formados na Vila é prova da ousadia na gestão da base santista. “Percebo que o Santo é um exemplo a ser seguido como clube formador. Os treinadores das nossas categorias de base não têm medo de lançar jogadores”, explica o jogador.

“[A formação] É um processo diário que não ocorre apenas nos dias de jogos. É no treinamento, na maneira de se relacionar com os companheiros, de enfrentar os adversários, tudo isso faz parte do trabalho de formação. Os garotos possuem uma grande perspectiva em se tornarem um jogador profissional, e os profissionais da base trabalham minuciosamente em cima disso, justamente para que esse objetivo não seja frustrado de maneira precoce. E quando o jogador chega em definitivo, já tem uma certa maturidade e confiança em relação ao grupo”, diz Renato.

Ele também acrescenta que “a mescla com jogadores experientes é muito importante para esse processo de integração. Hoje o Santos tem o Cuca como treinador, um cara que além de conhecer muito do futebol, sabe muito bem trabalhar com os meninos da base. A gente sabe que o poder aquisitivo no futebol brasileiro hoje é escasso, são poucos os clubes que conseguem montar um elenco forte e competitivo, sem contar com a base”.

Já o gerente executivo do Departamento do Futebol de Base, Marco Antônio Maturana, conta é sempre questionado sobre o “segredo que o Santos tem em revelar. Na verdade, não existe mágica. Aqui não temos medo de utilizarmos os jovens atletas. Desde cedo nossos meninos da base vão trabalhando com os profissionais até adquirir experiência”.

“Se paramos para pensar, do ano 2000 até agora, as revelações são muitas: Robinho, Diego, Alex, André Luiz, Wesley, André, Rafael, Alan Patrick, Felipe Anderson, Danilo, Alex Sandro, Vladimir, Neymar, Ganso, Geuvânio, Alison, Gabriel, recentemente o Daniel Guedes, Arthur Gomes, e agora o Rodrygo, Yuri Alberto. Estamos muito ansiosos para próxima temporada. Não tenho dúvida que iremos colher bons frutos, assim como foi em 1978, 2002, 2010”, completa Maturana.

 

Veja a lista de jogadores do atual elenco revelados na Vila:

Goleiros
Vladimir, João Paulo e John

Zagueiros
Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Robson Bambu.

Lateral
Daniel Guedes

Meio-campistas
Alison, Léo Citadini, Diego Pituca, Guilherme Nunes e Gabriel Calabres.

Atacantes
Gabriel, Arthur Gomes, Rodrygo, Yuri Alberto e Kaio Jorge.