Lucas Lima tenta a jogada na derrota do Santos para o Newell’s Old Boys (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

Mais um vexame! Em outra atuação desastrosa, o Santos perdeu por 2 a 1 para o Newell’s Old Boys na noite desta terça-feira, na Vila Belmiro, em Santos, e ficou em situação ainda mais dramática na Copa Sul-Americana. O único gol do Santos foi marcado pelo atacante Marcos Leonardo, em cobrança de pênalti.

Com o resultado, o Santos tem chance mínima de classificação na Copa Sul-Americana. O Peixe precisa golear o Blooming na última rodada e torcer por dois tropeços do Audax Italiano diante do Blooming e do Newell’s Old Boys, ambos fora de casa.

No Campeonato Brasileiro, o Santos volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Coritiba, em Curitiba.

O jogo

O Santos teve a primeira chance logo aos seis minutos. Marcos Leonardo recebeu de Soteldo e foi derrubado na meia-lua. Lucas Lima cobrou a falta e o goleiro Hoyos fez boa defesa. Mas foi a única jogada do Peixe em todo o primeiro tempo.

O Newell’s teve uma grande chance aos 32 minutos. Recalde deu lindo passe de letra para Brian Aguirre, que invadiu a área sozinho e chutou à esquerda do gol de João Paulo. Aos 37 minutos, Ferreira cobrou falta da entrada da área e João Paulo fez boa defesa. Aos 42, Ferreira cobrou falta da entrada da área e João Paulo fez uma linda defesa para mandar a bola para escanteio.

O primeiro gol saiu nos acréscimos. Gómez fez boa jogada pela direita e cruzou, João Paulo espalmou para o meio da área e Sforza tocou rasteiro no canto do goleiro para fazer o primeiro gol do Newell’s.

O Santos voltou para o segundo tempo com a mesma escalação, mas com um pouco mais de vontade. Aos 12 minutos, os refletores de um dos lados da Vila Belmiro se apagaram e a partida ficou paralisada por mais de dez minutos.

O Peixe chegou ao empate aos 34 minutos. Após cruzamento para a área, o árbitro Jesús Valenzuela marcou pênalti de Ortiz em Marcos Leonardo. O próprio camisa nove fez a cobrança e marcou seu nono gol pelo Peixe na temporada.

Dois minutos depois, o Newwll’s marcou novamente. Recalde cobrou falta da entrada da área, a bola bateu no travessão e, no rebote, Brian Aguirre cabeceou para o gol. O árbitro deu o gol, mas foi chamado pelo VAR e mudou de decisão pela participação de Sforza, que estava impedido, na jogada.

O árbitro deu 14 minutos de acréscimos e Odair Hellmann tirou os dois laterais para colocar dois atacantes. Naturalmente, o Santos deu espaço para o time e Portillo aproveitou. O atacante recebeu na esquerda da área e chutou colocado, no ângulo de João Paulo, para fazer o segundo gol do Newell’s Old Boys.

SANTOS 1 X 2 NEWELL’S OLD BOYS

Data e hora: 6 de junho de 2023, às 21h30min (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Árbitros assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Julio Moreno (VEN)
Árbitro de vídeo: Antonio García (URU)

Público: 6.204
Renda: R$ 293.810,00

Gols: Sforza, aos 46’/1ºT (0-1), Marcos Leonardo, aos 34’/2ºT (1-1), Portillo, aos 53’/2ºT (1-2)
Cartões amarelos: Dodi (SAN) e Sforza, Mosquera, Ferreira e Pitton (NOB)

SANTOS
João Paulo, Nathan (Ângelo, aos 46’/2ºT), Luiz Felipe (Maicon, aos 29’/2ºT), Messias e Lucas Pires (Lucas Barbosa, aos 46’/2ºT); Alison (Ivonei, aos 23’/2ºT), Dodi e Lucas Lima; Mendoza (Weslley Patati, aos 23’/2ºT), Marcos Leonardo e Soteldo. Técnico: Odair Hellmann

NEWELL’S OLD BOYS
Lucas Hoyos; Jherson Mosquera, Ortiz, Willer Ditta e Bruno Pittón (Martino, aos 36’/2ºT); Iván Gómez, Juan Sforza e Cristian Ferreira (Portillo, aos 48’/2ºT); Brian Aguirre (Velázquez, aos 48’/2ºT), Jorge Recalde (Reasco, aos 56’/2ºT) e Ramiro Sordo (Pérez Tica, aos 56’/2ºT). Técnico: Gabriel Heinze