O técnico Marcelo Fernandes explicou a opção por não utilizar o atacante Weslley Patati nos jogos do Santos. O treinador lembrou ter promovido o garoto ao time profissional, mas pregou cautela com o Menino da Vila.
“O Patati estou muito tranquilo em falar porque quem colocou ele para jogar (no profissional) pela primeira vez fui eu. Foi contra o Corinthians naquela volta da Copa do Brasil, coloquei ele para jogar aquele dia. O Patati é um menino que está treinando muito, se esforçando muito assim como Jair e Kevyson. É um menino que vem sendo trabalhado para não ser colocado em situações ruins. Temos que ter cuidado, o Max está entregando e entregando muito bem. O Patati é uma grande opção também, só que os jogos são duros, pesados e por característica gosta de jogar na direita. É muito bom jogador, mas o cara que joga aberto tem mais funções para cumprir. Na hora que entendermos que ele tem que entrar, vamos coloca-lo sem problema algum”, respondeu o treinador.
Patati estreou no profissional do Santos sob o comando de Marcelo Fernandes na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, em julho do ano passado, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Ele renovou com o Peixe até setembro de 2026. Nascido em 2003, o atleta está no último ano de Sub-20 e estoura a idade para base no ano que vem.
Neste ano, entrou em nove jogos do principal. Pelo Brasileirão, ganhou minutos contra o Red Bull Bragantino (2), São Paulo, Fortaleza, Atlético-MG e América-MG. Na Sul-Americana, diante o Audax-CHI e o Newell’s Old Boys-ARG. Na Copa do Brasil, poucos minutos contra o Bahia e converteu um dos pênaltis, mas o Alvinegro foi eliminado das oitavas de final.
Leia também:
CE TA LOKO
Jogador fraquíssimo. A base do Santos, ultrapassada, os jogadores só desempenham uma função, ou seja, esse jogador só sabe jogar de ponta e só. A polivalência, pegada, objetividade e garra passa de longe na base do Santos, daí o que estávamos ganhando na base e os que sobem, a exceção do Marcos Leonardo, que também só joga num único local e ninguém vê.
Ainda bem que vc intende demais de vôlei…aff
Concordo em gênero, número e grau com as observações efetuadas pelo santista Alexandre Benfati. Com o devido respeito, a base atual do glorioso Santos não se equipara às equipes de juniores ou sub 20 do passado de onde foram revelados Robinho, Neymar, Ganso, Rodrygo e inúmeros craques…Creio que está faltando metodologia e planejamento adequados para a evolução dos jogadores da base do Santos, pois a limitação é visível. No momento não vejo jogadores do sub 20 com potencial para assumir a titularidade no Santos Futebol Clube. A base sempre foi o celeiro e o ponto alto do SFC. É necessário avaliação constante da evolução dos jovens talentos da base: sub 15, sub 17 e sub 20, visando revelar atletas e jogadores completos e principalmente resgatar a criatividade e qualidade individual, de modo que possam ser aproveitados na equipe profissional, bem como gerar receitas ao Clube. Repensar é preciso, urgente…
O Patati é uma das maiores promessas com grande potencial de para set o titular na equipe do santos tanto na lateral como ponta falso entrando pelo meio. Você esta equivocado nao acreditando no potencial desse gaoto que é potencialmente o melhor latera do Brasil, mas infelizmente , o Santos não pode correr o risco para amadurece-lo jogando durante esse momento terrível em que esta passando.
Ainda bem que vc intende demais de vôlei…aff
Acho tanto o Patati, como o Miguelito, como Reinier, como Keyvison, e outos da base, podem render alguma coisa ainda, se após esse Brasileiro, forem entrando nos jogos aos poucos e tiverem uma orientação melhor do que é o futebol hoje. Sem intensidade, marcação, vontade, pode ser craque, mas não irão a lugar nenhum.
Vide Lucas lourenço, Balieiro, Ivonei, e tantos outros.
Na copinha vai aparecer mais alguns, mas precisa ver de que lado eles vão ficar, dos que se acham craques fazendo uma função, ou do jogador moderno de varias funções e mais obediencia tática.
Mais antes disso tudo, tem que fazer uma limpa no grupo, tem pelo menos uns 20 jogadores que não podem fazer parte do plantel do Santos.
Veremos!!!.
O assunto presente neste fórum é o quê está acontecendo com a formação e aproveitamento de jogadores da base do nosso glorioso Santos. Carlos A C Silva foi muito pragmático nas palavras e na avaliação que fez dos jogadores da base atual do Santos. Se os citados jovens jogadores não atuarem com a intensidade e não agirem com o dinamismo que o futebol moderno exige e requer, a exemplo, qualidades como a polivalência dentro de campo, exercer várias funções no esquema tático da equipe, a obediência tática para defender e em seguida atacar com o objetivo de contribuir para marcação de gols e obter a vitória para equipe, ou seja, praticar a verticalidade no futebol, teremos jogadores medíocres ou medianos, que estacionam no desenvolvimento profissional possivelmente pela falta de orientação ou mesmo pela ausência de um projeto que defina o quê o Clube espera desse atleta. Basta lembrar que enquanto o nosso glorioso Santos formava, revelava e lançava nove ou dez novos jogadores, nossos três maiores adversários paulistas lançavam uma ou duas promessas. Hoje está acontecendo o contrário.
Minha alegria esse ano, Santos mantendo na ELITE,e entupir boca de críticos ferrenhos, só sabem por defeito em tudo que relaciona o Santos futebol clube,um dos maiores clube de futebol do mundo,tinham que ter mais respeito com a história do Santos,criticam João Paulo, chamam Marcos Leonardo de pé de rato, só sabem criticar e massacrar,mais nada,por favor Santos,pra mim só falta 3 pontos, em 12 disputado, por favor AMOR,entope a boca dessa imprensa paulista e esses infiltrados VERMES,vou repetir até encerrar o ano,porque tenho certeza, Santos vai brigar por tudo que disputar o ano que vem,se vai ganhar é outra história.
Essa estória de “não ser colocado em situações ruins” não prospera. Se for ver, essas “minutagens” do Patati ocorreram em momentos dificeis. Até foi colocado para cobrar penalidade em jogo eliminatório. Nos últimos anos, com elenco ruim e com o time constatemente ameaçado de rebaixamento, nunca vai houve uma situação tranquila para subir jogador da base. Se algum garoto entra em campo, vai ser sempre em jogo dificil, mas isso nao chegar a ser algo inédito. Alias, TODOS os jogadores que se destacaram na historia recente do Santos FC foram jogados na fogueira. Robinho, Gabigol, Neymar e Rodrygo não tiveram transição tranquila. Todos amadureceram jogando porque o clube nao tinha dinheiro para contratar. O que é preciso é uma boa avaliação dos jogadores da base por parte da comissao tecnica e acompanhamento para que não ocorra o deslumbramento de jogadores de origem humilde frente aos holofotes (e grana) da vida de atleta profissional. Alem disso, falta uma referência técnica, uma liderança no elenco, para dar o exemplo. Com essa enorme rotatividade de jogadores e técnicos (a maioria ruim), o time ficou sem um mentor para ensinar os valores e a missão do clube. A maioria do elenco não tem identidade com a camisa. Sao nômades do futebol que trocam de camisa sem preocupação em fazer parte da historia do clube. A garotada deveria aprender a honrar a camisa. É triste ver o Kevyson jogando de forma displicente, desperdiçando a oportunidade de se firmar como titular (no momento em que e o unico lateral esquerdo disponivel). Jogador da base quando tem a oportunidade de entrar em campo precisa mostrar que consegue dar conta. Precisa jogar com sangue nos olhos e faca nos dentes. A promocao para o time profissional não pode ficar apenas na pose de celebridade (com cabelos estilosos, tatuagens, fones de ouvido e celular de última geração).
Eu leio aqui as opiniões, dos torcedores, e fico tentando saber se são mesmo.torcedores fo santos mesmo. E pergunto em um time inseguro sem confiança que cada jogo é uma decisão, uma luta contra o rebaixamento quem estar jogando bem no.time o santos prsticamente ninguem até o Jean Lucas que começou muito bem.estar mau Lucas Lima também.estar mau , jogadores como João basso machucado, dodô (tendo que escalar Messias) pra jogar,acho,que o Marcelo estar fazendo algumas escolhas erradas, todos essas condições levam a esse terrível momento do nosso santos, vamos tentar não ser rebaixado e começar 2024 diferente ,embora,quando vejo que a prioridade de 2024 é vender Marcos Leonardo fico pessimista quanto o futuro do santos