Joaquim é um dos jogadores mais valorizados do Santos (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, comentou que estuda propostas recebidas por Joaquim e vê futuro do zagueiro em aberto no clube. O mandatário revelou que estipulou um número para a saída do defensor, que é cerca de 10 milhões de euros pela apuração do Diário do Peixe, e reforçou que depende também da vontade do atleta.

No momento, segundo o cartola, não tem nada concreto.

“Estamos no mercado, não apenas recebendo propostas do caso Joaquim. O Botafogo, a possibilidade do Bahia que vinha sendo conversado, do exterior tivemos três propostas. Estão sendo avaliadas para ver o que será melhor para o clube e para o próprio jogador. Não digo que não vista mais a camisa, mas nenhuma concretizou o que o Santos espera e o próprio atleta. Não tem nada definido. Temos um número e ele está sendo negociado. Há a vontade do atleta, mas é possível que durante a janela se nenhuma proposta tiver conveniente para as partes, o Joaquim possa ficar também. Apenas propostas sem envolvimento de jogadores”, afirmou Marcelo Teixeira em entrevista ao De Olho no Peixe.

Recentemente, o staff do jogador esteve na Europa também em busca de propostas. Joaquim não só está valorizado no mercado europeu, principalmente com movimentação dos italianos e russos, mas também no futebol brasileiro. O Botafogo e o Bahia apresentaram investidas para tentar a contratação do atleta.

Joaquim tem vínculo com o Peixe até o fim de 2026. Apesar do carinho pelo Alvinegro, ele entende que o clube precisa de uma venda para aliviar o caixa. Enquanto isso, ele se recupera de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo e tem previsão de recuperação para a próxima semana.

Na temporada, são 3 gols em 27 partidas. O zagueiro ficou de fora em apenas três jogos no ano: diante do Mirassol, no estadual, cumprindo suspensão por cartões, e no Brasileiro contra Chapecoense, por opção técnica, e Ceará, devido a lesão.

Pelo Paulistão, foram 15 jogos e dois gols anotados – contra o Água Santa, na fase de grupos, e diante o Red Bull Bragantino, na semifinal. Já pela Série B do Campeonato Brasileiro, são 12 confrontos e um gol marcado (diante o Botafogo-SP). Porém, com camisa santista ele tem ao todo 66 jogos e 6 gols anotados..

HISTÓRICO

Joaquim é natural de Muriaé (Minas Gerais) e tem 25 anos. O zagueiro começou a carreira profissional no Paulista de Jundiaí. Depois, teve passagens por Murici, São José-SP, Botafogo-SP e no Sub-23 do Cuiabá em 2021. Na equipe do Mato Grosso, logo ganhou destaque até ser contratado pelo Santos em fevereiro do ano passado.

Na época, a diretoria santista comprou o jogador por 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões) por 60% dos direitos econômicos e deixou os outros 40% com o Dourado. Joaquim chegou com desconfiança do torcedor, mas logo se firmou na equipe titular e teve 2 gols em 39 partidas no ano passado.

Leia também: