Na segunda parte de sua entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO PEIXE, Marcelo Teixeira, ex-presidente do Santos e atual comandante do Conselho Deliberativo do clube, deixa clara a sua oposição à ideia de divisão dos mandos de campo do Peixe entre Pacaembu e Vila Belmiro, implantada pelo atual presidente, José Carlos Peres, e também revela a sua decepção com o ex-presidente Modesto Roma Júnior, que chegou ao comando do Santos, no fim de 2014, com o seu apoio.
Leia a segunda parte da entrevista exclusiva de Marcelo Teixeira:
Você apoiou ativamente o ex-presidente Modesto Roma Júnior em 2014, quando ele foi eleito. No ano passado, quando ele tentou a reeleição, seu apoio foi bastante discreto. Por quê?
Foi diferente porque na eleição de 2014 nós indicamos, apoiamos, lançamos e acreditamos em um projeto e em um comprometimento dele conosco, que era o equacionamento das dívidas. Eu sabia da experiência do grupo, que conviveu demais conosco, e deu o resultado prático nesses três anos. E, dentro desse propósito, ele se comprometeu a cumprir apenas um mandato, era esse o compromisso que ele tinha conosco. Foi isso o que me decepcionou. Algumas coisas da gestão também, que foi excelente no meu entendimento, mas houve alguns momentos em que eu tinha a expectativa de que houvesse algumas ações diferentes.
E quem seria o candidato ideal?
Poderia ser uma indicação dele (Modesto) mesmo. Nada mais justo.
Por que ele não deveria ter tentado o segundo mandato? O senhor acha que um mandato é suficiente ou por algum motivo estava na hora de ele sair?
Acredito que dois mandatos são suficientes, ainda mais agora com três anos para cada mandato. Seis anos é um período adequado para você realizar um bom trabalho. Apenas porque eu conheço o Modesto, sei das questões dele de saúde, me preocupava demais essa situação porque caso acontecesse alguma coisa com ele na presidência, eu era quem tinha feito a indicação… E havia o momento político para o processo eleitoral. O que me preocupava era que o grupo mantivesse uma linha de trabalho na recuperação do clube, para o Santos recuperar o seu espaço. Muito mais do que eleger o Modesto, (a ideia) era manter uma filosofia de trabalho. Isso me preocupava, eu alertava a respeito da dúvida que existia nas urnas, da possibilidade de derrota nas urnas, que acabou acontecendo. Foram essas situações que me deixaram chateado, mas não houve problemas entre nós, pelo contrário. Mas não foi o mesmo trabalho (de campanha), nós quando conversamos com ele dissemos que não gostaríamos de fazer nenhuma exposição pública, como acabamos não fazendo, apenas um vídeo quando faltavam dois dias (para a eleição).
Em função disso, você em algum momento pensou em lançar a sua candidatura?
Não, em nenhum momento.
Nem se houvesse um consenso?
Não. Nós fizemos algumas reuniões com os grupos antagônicos e eles disseram nitidamente que apoiavam a minha candidatura, retirando a deles: (Andres) Rueda, (José Carlos) Peres e Fernando Silva. A posição deles era clara, com exceção do Modesto, por incrível que pareça. Eles não gostariam que o Modesto prosseguisse, eles gostariam que houvesse uma mudança.
Se o senhor lançasse a sua candidatura, o Modesto manteria a dele?
Então, fiquei… Eu não poderia lançar uma candidatura apoiada pelos grupos oposicionistas contra o Modesto.
Mas e se houvesse unanimidade?
Não, não havia nexo! Eu agradeci demais, fizemos outros encontros na tentativa do convencimento dessa situação. Não era a minha pretensão e nem era viável pela possibilidade de tempo que eu tenho hoje. Eu sei dos meus afazeres. Eu reconheço que quando eu vou para uma missão eu tenho de me dedicar, e hoje eu não consigo, bem diferente do Conselho. Mas, dentro dessa linha, a gente podia ter encontrado um denominador comum entre os grupos, e essa era a minha tentativa.
Sua vontade era que o Modesto abrisse espaço para que um outro candidato do seu grupo lançasse a candidatura?
Um outro candidato, que poderia ser qualquer um. Ou daqueles que ali estavam, ou talvez uma outra opção que pudesse ser avaliada pelos grupos, mas não foi possível. E aí tivemos quatro chapas para concorrer, o que eu acho que não tem necessidade, o clube está muito dividido. Acho que temos condições de ter uma oposição, mas quatro ou cinco grupos acho um exagero. O que a gente percebe é uma falta de liderança. O Santos não tem uma grande liderança atualmente. Na nossa época era o Marcelo Teixeira e havia algumas boas lideranças nos grupos oposicionistas, que lutaram durante cinco eleições, dez anos, para vencer um processo eleitoral. E aí vários grupos de Santos e São Paulo se uniram com uma única finalidade (vencer a eleição). Depois, quando existiu a necessidade de convivência entre esses grupos foi que se complicou o processo, e aí não surgiram lideranças, e a situação tende a piorar.
O presidente Peres assumiu na campanha o compromisso de dividir os jogos do Santos igualmente entre Pacaembu e Vila Belmiro. O senhor acha que essa é uma boa ideia?
Nós lutamos muito para que o Santos preservasse o direito de jogar na Vila. O Santos tem uma casa, e a casa do Santos é a Vila Belmiro. A Vila Belmiro está na cidade de Santos, e o Santos é de Santos. Na minha gestão a gente fez jogos em São Paulo, no interior de São Paulo, em outros estados… Acho importantíssimo você levar o time, com apelo para o torcedor, para outras cidades. Porém, (essa situação) me preocupa, pois chegaram a noticiar que o Santos não jogaria nenhum jogo da Libertadores na Vila Belmiro, menos mal que vai jogar um (contra o Estudiantes). É tolerável, o que não se podia fazer era não jogar nenhum jogo em sua casa em um campeonato tão importante. Até porque a estrutura do Santos está na Vila Belmiro: camarotes, cadeiras cativas, uma série de interesses publicitários. Você tem de preservar aquilo que lhe dá hoje o equilíbrio financeiro, que é o estádio. Levar essa estrutura a outra cidade exige uma série de medidas administrativas que aumentam as despesas. Paralelamente a isso, você tem de avaliar bem a questão da sequência de jogos. Vocês vão gravar isso (a entrevista), e vão ver que é o que tem acontecido sempre: a sequência de jogos do Santos em uma única praça de esportes vai acarretar naturalmente em uma diminuição do público. Deixa de ser novidade. O perfil da torcida do Santos é esse, é diferenciado de algumas outras torcidas, é um perfil em que se você tiver jogos consecutivos em uma mesma praça, a tendência é diminuir o público nesses estádios.
É possível ganhar dinheiro jogando na Vila Belmiro?
Se você visa ao aspecto financeiro e quer preservar os interesses dos associados que têm cativas e camarotes, você eleva o preço da Vila Belmiro em determinados jogos, em jogos especiais, que foi o que acabou sendo feito na nossa gestão. Em jogos importantes nós cobrávamos R$ 100 o ingresso e lotava. Tínhamos rendas acima de R$ 1 milhão em jogos especiais na Vila. Não estou contra a decisão de jogar fora da Vila Belmiro, eu apenas alerto que financeiramente o resultado pode não ser o desejado, e um agravante: se você conversar com a comissão técnica e os jogadores, você vai ver que a preferência é jogar na sua casa, na Vila Belmiro. Tem uma razão especial. Se você questionar os adversários, eles também têm um certo temor diferenciado de vir à Vila e jogar contra o Santos.
Mas isso mudou um pouco nos últimos anos…
Depende da equipe que você tem. Depende das circunstâncias do momento.
Mas há um consenso entre torcedores de que a Vila Belmiro não exerce mais a pressão que exercia antes. Por que isso ocorre?
O termômetro será sempre o time de futebol. Se você tem uma equipe que está próxima do torcedor, em um clima de paixão recíproca, fica muito difícil bater o Santos na Vila. Não digo impossível, porque é um jogo e tudo pode acontecer, mas é muito difícil acontecer.
Foi na sua gestão que Neymar chegou à base do Santos e estreou como profissional. Como você vê os atritos que surgiram entre ele e o clube, depois de sua polêmica saída, em 2013? Quem errou mais nessa história?
O Santos errou mais. O Santos teve erros graves, se sujeitando a certos procedimentos como a carta que foi dada ao jogador, a redução da duração do contrato, com aumento de valores e diminuição de tempo de contrato. Acho que as medidas adotadas foram medidas em que ou você vendia ou ficava refém do mercado, não do pai ou do jogador, mas do mercado. Qualquer pai faria e defenderia seu filho como o pai dele fez, de uma forma correta e profissional, dados os instrumentos que ele tinha. Eu acho que depois nós deveríamos ter uma aproximação para que pudéssemos reivindicar e lutar pelos direitos do Santos contra o Barcelona, e não contra o jogador. Fico muito triste em ver a imagem que ficou, um atleta que é fenomenal, que eu comparo hoje aos principais ídolos que o Santos já teve. O Neymar é quem chega mais próximo ao Pelé. Muito próximo. Ele é um jogador fantástico, fora de série.
Nesse ponto o senhor concorda com o presidente Peres, que quer uma reaproximação com ele?
É que agora é uma reaproximação diferente. É uma reaproximação onde já existe uma ferida.
Existe uma decepção com o Modesto pela forma como ele lidou com essa questão?
É… Acho que são procedimentos em que você tem de ter o resguardo do clube, são medidas importantes em que você toma certas decisões que nem sempre são benéficas dentro de um processo em que o clube poderia ter um resultado melhor.
Leia a primeira parte da entrevista exclusiva de Marcelo Teixeira: http://bit.ly/2GaXBNv
Suas contas foram reprovadas, não poderia ser candidato a presidente do conselho, além do mais recebeu votos de funcionários pagos pelo Omelete. Mas como o Rolo e o Perez são crias desse elemento, não recorreram a uma nova eleição do conselho. O Santos é de Santos assim como o Ponte Vermelha, o Ouro Verde, o Jabaquara,o SMTC, o Regatas Santista, talvez o Sr Marcelo queira transformar o nosso Santos em um desses clubes de Santos, afinal foi esse Sr que disse que se o Peixe caísse pra 2°Divisao, não retornaria nunca mais a 1° , e por uma semana não levou a vila Belmiro a leilão por uma dívida com ele e sua família que ele mesmo realizou.
Só tenho o que lamentar desse senhor, ele de fato faz parte dos santistas raiz, quer por que quer prender o Santos em Santos, transformar o Santos em time médio, aliás a candidatura dele para presidente do CD é uma clara mostra do perfíl desse cidadão, com medo da implantação do voto a distância e ele e sua turma nunca mais poderem mamar nas tetas secas do Santos ele se candidatou a presidente do CD. Marcelo Teixeira nunca mais.
Não a toa, esse senhor que acha que tem alguma importância para o clube, foi um dos piores presidentes da história do clube.
A cidade de Santos é muito menor que o Santos. O Santos é do Brasil, aliás do mundo!
lixo, simplesmente um lixo parasita que acha que o Santos é propriedade dele.
e como disse o Nabil , oposição só ele era , o resto era situação dividida , agora entendemos porque nomes importantes como Schalka , ludovicxa, somogi nem passam perto do Santos com peres e rollo, os dois fedem bairrismo que tanto tem apequenado o Santos.
mais 3 anos de agonia vendo o Santos ser administrado como Jabaquara.
ps .: parabéns aos corintianos DESGRAÇADOS que mantiverem esse lixo do MT na política do Santos
Concordo com o Dr. Marcelo Teixeira, atual presidente do Conselho Deliberativo do Santos F.C., o maior órgão dentro do clube., no qual sou conselheiro Efetivo, do ogão, quase 43 anos.
Puxa saco! Quer o Santos pequeno.
kkkkk Pelo jeito ele é um puxa saco com orgulho.Deve ter mamado muito ,tem nem vergonha na cara kkkk
O MT pode até ter sido benefico ao Santos na questao patrimonial,mas como gestor foi uma catastrofe!No final da gestao do MT,foi feita uma auditoria pelo Laor( no periodo de 2001 a 2009 precisamente).E nessa auditoria foi constatada uma divida de 200 milhoes de reais.Enfim,a herança que aquela geração de 2002 nos deixou na administração Teixeira foi um passivo enorme,fruto da mentalidade provinciana santos é de santos..Confinar um clube mundial numa cidade pequena,nao investir em marketing e colocar amigos provincianos em cargos importantes do clube fez com que o Santos tivesse uma receita ridicula e gastasse no minimo 5 vezes mais.Espero que esse cidadao que hj nos infelicita como presidente do Conselho,depois desse cargo, desapareça do clube de uma vez por todas!
A vila já era!
Marcelo Teixeira está equivocado ,basta recordar que jogávamos com Neymar Robinho ,Ganso e nem mesmo assim a vila enchia.Nesse últimos anos o Santos ficou bem colocado no campeonato Brasileiro , copa do Brasil e a torcida não compareceu.
Por muito menos o São Paulo em sua luta ao rebaixamento a torcida estava lá,isso também aconteceu com o Internacional.
O cidadão a 43 anos é conselheiro do Santos,está explicado, não há renovação, não há progresso, por isso o nosso peixe a cada dia que passa vai se apequenando, até por fim como querem alguns transformar-se num time de bairro. 43 anos no conselho isso não pode mais ocorrer tem que ser mudado.
Disse tudo.
Podem chorar pois todo mundo sabe que o choro é livre. Chorem na cama pois, lugar de chorar é lá. Não adianta ficar de mi-mi-mi ou nhe-nhe-nhem pois isto não vai mudar o fato de que o Marcelo Teixeira, com todos os seus erros, é um dos maiores presidentes da História do Santos. Muito superior ao Laor, o Odílio e este traste que ocupa a presidência agora. Muito melhor do que estas três figuras das Trevas juntas. Chorem a vontade, o choro é livre.
Outro puxa saco.
Será que mama ?
Vc só pode estar de sacanagem!
melhor que o Laor só athie Jorge Cury.
6 títulos em 3 anos
superávit real , sem vender jogadores
mudanças benéficas no estatuto que elevaram a democracia e transparência do clube .
triplicou receitas
triplicou sócios
MT é um câncer
Resumir o grupo MT e o lado que eles estão é simples: MT e seu grupelho de seguidores idiotas, interesseiros, safados, parasitas, ordinários, parte daqueles quase 400 que estavam mamando no Santos sem nada fazer até pouco tempo atrás, na decada de 60, seriam oposição e trabalhariam para dificultar o mandato de Athie Jorge Cury.
Athie Jorge Cury jogou em palcos grandes jogos grandes, imaginem MT e os idiotazetes brigando para os jogos contra Milan e Benfica serem na vila? imaginem eles contrários as viagens ? excursões? enfim, tudo que tornou e manteve o Santos a marca mundialmente conhecida e um dos times vitoriosos de todos os tempos?
MT e seus idiotazetes só jogariam na vila e em 1961 teriam de vender o Pelé para pagar os custos de ser um time particular de meia duzia … depois iriam Coutinho, Pepe, Mengalvio …
viram como é simples perceber de que lado esses trastes estão?
na próxima entrevista que esse cidadão vier com essa papo furado de “Santos FC é de Santos” alguém deveria explorar o tema Athie Jorge Cury pra deixar claro que esse traste e seus seguidores não dão a minima para o Santos FC, apenas se importam com o que o clube pode lhes oferecer.
Mais um corintiano, travestido de santista. Deve ser funcionário do MT, ou ex funcionário ou prestador de serviços no Santos
Marcelo Teixeira ficou anos no poder no santos e quase levou o santos a segunda divisao .e hoje ainda pensa de apequenar o santos com jogos na vila que com mto vão 5 mil ou 6 mil torcedores. O Perez tá certo ! O SANTOS precisa mostrar que é gigante no pacaembu ou em outro estádio .olha um exemplo .palmeiras e são Paulo. 34 mil torcedores. Santos e corinthians 37 mil e alguns quebrados quase 38 mil .e aí Teixeira?
Se não concorda com vocês é ex funcionário, prestador de serviços ou coisa e tal ? Vocês estão de brincadeira, são uns fanfarrões. A História não pode ser alterada. Vocês querem fazer um revisionismo na História do Santos ? Não dá né ? Voltem para suas camas e continuem o choro. Enxuguem as lágrimas com os lençóis pois os lenços não darão conta. Como diria o FHC, ” vamos deixar de nhe-nhe-nhém ” .
Vamos lembrar um pouco da historia,senhor Valter?Aquele time de 2002 ,foi campeão apesar do M,T,que o sehor idolatra.Se o senhor nao se recorda, no ano anterior esse cidadao,de forma desesperada investiu do seu bolso(ja que como sempre o caixa estava zerado)em veteranos como Marcio Santos,Rincon,Valdo,Valdir bigode,Galvan,etc…Esses veteranos anos depois viriam a botar o clube na justiça..Mas voltamos a 2002…Como as irmas do MT brecaram ele de colocar dinheiro no clube,o mesmo só pediu ao Leao que mantivesse o clube na primeira divisao..Portanto,se o senhor acha que aquele time de 2002 teve algum merito da diretoria,engana-se! O MT tinha medo sim do time ser rebaixado,e so apostou na base,pois nao tinha outra opção!No inicio,nem ele acreditava que o time podia chegar tao longe!Isso dito por Leao em varias entrevistas anos depois!Triste que esse cidadao ainda tenha algum apoio..Mas fazer o que?até o Lula tem seus seguidores…Enfim,certos fanatismos sao dificeis de explicar…
um marcelista estupido alienado falando em história ? que engraçado …
que história vocês respeitam?
querem pegar um clube se que tornou grande, mundialmente conhecido por conta justamente de não ficar preso ao CEP de origem, um time que viajava, jogava, encantava em todos os lugares e com isso ganhava dinheiro suficiente para manter o ciclo e transforma-lo em um jabaquara, em um bragantino, e querem falar de história?
o Santos só é o que é justamente por não ter sido, lá atrás, o time muncipal que vocês insistem que ele seja hoje , e você quer falar de história? cospem, pisam na parte mais brilhante e marcante da história do clube.
são oportunistas safados sim, bando de chupins, parasitas , não dão a minima para o futuro e bem do Santos FC, visam apenas interesses pessoais, empregos, vantagens, dinheiro, tudo que o clube pode oferecer para vocês, VEJA A IRONIA, justamente por lá atrás ter se tornado uma marca mundial, por lá atrás ter se tornado um time muito popular com torcedores no pais inteiro ou você acha que a globo paga 80 milhões por ano para o clube que tem 100 mil torcedores em Santos e leva 5 mil ao estádio? e os quase 300 milhões de receitas seriam possíveis se o Santos fosse um time do municipio ?
se você acha isso, corra e diga como fazer para jabaquara e portuguesa Santista, eles estão precisando mais que o SANTOS dessa mágica.
era só o que faltava, marcelista falando em história , se dependesse de vocês o Santos se resumiria a pequenez local e faria classicos acirradíssimos contra jabuca e lusinha ….
PARASITAS.
Que decepção Perez! Eu que depositei meu voto na sua chapa. Tá explicado porque o Sr não moveu uma palha quando o MT venceu por dois votos, de forma fraudulenta, a eleição para presidente do CD; porque o Sr mudou de idéia e voltou a jogar a libertadores na VB. Espero estar errado, mas o Sr. será apenas um capacho nas mãos do MT. Triste epílogo: o santos é de santos.
Oi Marcos David . O acaso também faz parte. Não idolatro o MT, e sei dos seus muitos erros mas, reconheço o trabalho e esforço dele. O Santos com ele não perdeu de 8 a 0 de um timeco europeu com transmissão mundial. O maior vexame da nossa História. Uma mácula. Estes medalhões que você falou eram unanimidade. Todos os torcedores aprovaram tais contratações pois a gente estava numa fila sofrida. A gente queria que o nosso Peixe voltasse as glórias de antes e qualquer jogador de nome gerava grande esperança na gente. Não se pode olhar o passado com os olhos de hoje. Isso é básico. Abraço.
“Não se pode olhar o passado com os olhos de hoje.Isso é basico”.
Realmente.Em 2002 MT,enraizou aquele time dentro da cidade.Faturamos pouquissimo com aquela geração que nos tirou da fila em relação a venda de produtos licenciados,venda de camisas,aumento de numero de socios e principalmente com renda de bilheteria.Hj ele pensa a mesma coisa:santos é de santos…Evoluiu quem vc tanto admira?Sem mais..
sim , não perdeu de 8 a 0 pra time europeu , perdeu de 7 a 1 do curintia …
Deus nos livre de MT. Nunca mais!
Vergonha querer apequenar o Santos. É claro que temos muito mais torcida em São Paulo e sempre temos que regar esse patrimônio. O Santos é de Santos, mas também do mundo. Suas maiores conquistas foram fora da Vila. Não podemos deixar a Vila, mas a prioridade tem que ser estar aonde está a maior parte de nossa torcida. Termos um estádio multiuso em SP e oferecer a Vila para ser outro estádio multiuso pode ser um caso único no mundo de time com dois estádios. E se perguntar qual o custo disso, só ver se a W. TORRE não ia querer. Ahhh… O dono da W. Torre é torcedor do Santos.
Ele teve a chance de sair com um mínimo de dignidade! Mas a última gestão dele foi um lixo! Inclusive dizendo que se ele saísse o Santos iria cair pra segunda divisão e que não voltaria mais! Bom, menos de 2 anos vimos o Santos voar alto! Chegou com o Laor onde ele jamais conseguiu! Talvez onde ele não queria mesmo! Escondendo o Santos em Santos!
7 a 1 pior que 8 a 0 ? A quem prefira uma vergonha mundial à uma nacional. A cabeça de muita gente não funciona mesmo. Vá entender… Desisto !!!!
Parabéns Marcelo, santista de alma e coração. O Santos e de Santos, passamos anos brigando para q os grandes vivessem jogar na Vila, o Tele morria de medo de vir aqui. Agora o bom é jogar fora , vc joga como mandante mas toda a estrutura e de visitante, enquanto os times de sp estão na sua cidade o santos e obrigado a dispender todo um aparato. para jogar “em casa”. Realmente são uns genios
A Vila ultimamente tem tido uma media de 5000 gatos pingados e faz tempo que deixou de ser um alçapão temido pelos adversarios ..Alem do que é pessima para a imagem do clube e faz a pessima fama de sermos um clube sem torcida..Os maiores titulos do Santos foram ganhos fora da Vila…E nosso jejum de titulos(1985 até 2001 precisamente)começou com diretorias amadoras que começaram a enraizar o clube dentro da cidade so mandando jogos na Vila..
ESSE MARCELO PELO QUE FEZ DE ERRADO DEVERIA TER VERGONHA E NEM ENTRAR MAIS NA POLITICA DO CLUBE , DE TANTO MAL ELE FEZ PRA INSTITUIÇÃO DURANTE SUA GESTÃO MALÉFICA A ISNTITUIÇÃO SANTOS FUTEBOL CLUBE, ELE E MAIS SEUS MAMATÁRIOS SEGUIDORES QUEREM APEQUENAR O CLUBE FICAR SÓ EM SANTOS, O SANTOS É DO MUNDO É MUNDIAL, ” JOGUE ONDE JOGAR ÉS O LEÃO DO MAR SALVE NOSSO CAMPEÃO SANTOS QUERIDO DO CORAÇÃO” NOSSO PRÓPRIO HINO DO CLUBE JÁ DIZ O SANTOS NÃO É SÓ DE SANTOS, O PERES ESTÁ CERTO E NÓS TORCEDORES TEMOS QUE APOIA-LOS E AS MUDANÇAS NESCESSARIAS PARA O CRESCIMENTO DO GLORIOSO PARA COMPETIR DE IGUAL PRA IGUAL COM TODOS OS RIVAIS PAULISTAS BRASILEIROS E MUNDIAIS, O SANTOS É DO MUNDO, TAMOS JUNTOS SEMPRE SANTOS ETERNAMENTE!!