Marcos Leonardo foi anunciado no Al-Hilal (Crédito: Divulgação)

O atacante Marcos Leonardo foi anunciado no Al-Hilal (Arábia Saudita) nesta segunda-feira (02). A negociação do Menino da Vila, que estava no Benfica (Portugal), ao time atual de Neymar Jr envolve 40 milhões de euros (cerca de R$ 248 milhões). O Santos tem 10% de uma mais-valia, de quando vendeu o garoto time português, e mais 3,5% por ser o clube formador.

No total, o Peixe deve receber 3,6 milhões de euros, sendo 2,2 milhões de euros pela mais-valia e mais 1,4 milhão de euro pelo mecanismo de solidariedade. Em reais, o valor deve chegar a R$ 22 milhões.

Marcos Leonardo se despediu do Peixe em janeiro deste ano após nove anos no clube. Ele foi vendido à equipe portuguesa por 18 milhões de euros e o Alvinegro ficou com mais 10% de mais-valia envolvendo uma negociação futura. Inclusive, foi a terceira maior venda do clube na história.

Durante esse período no Benfica, somou uma assistência, oito gols e 24 partidas entre Liga Portugal, Liga Europa, Taça Portugal e Allianz Cup. Marcos Leonardo é destaque desde as categorias de base do Santos. Ele fez sua estreia no profissional na vitória sobre o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, pelo Brasileirão, no dia 20 de agosto de 2020.

Leia também: Santos acerta com o zagueiro Luan Peres e corre contra o tempo por registro na CBF

Atacante também da Seleção Brasileira Sub-20, o jogador foi o artilheiro da Amarelinha na disputa da Copa do Mundo da categoria e acumula outras convocações para a Seleção. Na última temporada, foram 21 gols em 49 partidas, além de quatro assistências. Ao todo pelo Santos, são 54 gols em 168 partidas. Ele está entre os 50 maiores artilheiros da história do clube.

Em julho do ano passado, a Roma (Itália) havia feito uma proposta pelo jogador. Porém, o Peixe segurou o camisa 9 diante da dificuldade na disputa do Brasileirão. A oferta do time italiano continha a ideia de plano de carreira para o centroavante que teve problemas com o clube na época.

Alexandre Gallo, coordenador do Santos, conteve a situação. O empecilho na época estava nos valores considerados baixos pelo Peixe, que contava com Marcos para a reta final da temporada. Já o camisa 9 ficou chateado pela promessa de venda do clube, pela saída de Deivid Washington antes da sua e pelo sonho de embarcar rumo à equipe italiana.

Ele chegou a ficar de fora dos treinos e do duelo contra o Fortaleza. Depois, retornou para tentar auxiliar o clube na briga contra o rebaixamento na Série A do Brasileiro no ano passado, mas não conseguiu. O confronto diante o Leão, na Vila, no dia 6 de dezembro, que decretou a queda foi a última partida do garoto pelo Santos.

“Torcida do Santos: As últimas semanas, sobretudo a partir da última quarta-feira, são as mais doloridas da minha carreira. Amo o Santos, nunca deixei de me empenhar por este clube. Infelizmente não cumprimos a missão de permanecer na Série A. Peço desculpas por, mesmo a temporada inteira trabalhando duro, não ter conseguido ajudar o Santos desta vez. Tenho certeza que o clube vai sair desta situação e isso passa pelo apoio e amor que vocês sempre demonstraram. Aproveitar também para esclarecer que na sexta-feira passada me atrasei por 20 minutos na representação. Nunca teve bebida. Quiseram pegar o episódio para causar ainda mais tumulto. Errei pelo atraso, mas jamais tinha cometido qualquer ato de indisciplina anteriormente. O Santos é gigante e, junto com as pessoas que amam e trabalham verdadeiramente pelo clube, vai voltar ao seu lugar de direito: a elite do futebol brasileiro. E como protagonista. É o time da virada! E será mais uma vez!”, publicou Marcos Leonardo sobre o rebaixamento e polêmica de atraso no fim da temporada.

“Querido Santos Futebol Clube. Você me acolheu quando jogar bola era só um grande sonho de criança. Me desenvolveu e permitiu realizar meu primeiro objetivo: me profissionalizar com a sua camisa. Tivemos uma relação intensa. Foram muitos desafios, vitórias e realizações. Gostaria de ter brigado por títulos, mas sempre deixei o meu máximo no campo. A vida é feita de ciclos. Cheguei aos 11 anos, e estou saindo com 20. Imaginei que, quando chegasse esse momento, seria de uma maneira diferente. O ano de 2023 foi o pior momento em sua vitoriosa história centenária. Mesmo com todo meu empenho, não foi possível evitar o seu rebaixamento. Peço mais uma vez desculpas. Me doeu e foi um dos dias mais tristes da minha vida. Você sempre será o clube que terá, da minha família e, eternamente de mim, a gratidão, o carinho, o respeito. Gostaria também nesta mensagem agradecer ao torcedor que sempre me apoiou. Também a todos os profissionais com quem vivemos a paixão pelo Santos. Sentirei falta da Vila lotada, de fazer gols com a sua camisa, e, principalmente, de você, Santos! Mesmo longe, seguirei na torcida. Afinal, serei eternamente um Menino da Vila. Como diz o hino, Santos, sempre Santos!”, publicou o garoto na despedida do Santos.