Marcos Leonardo comemora um dos seus gols sobre o Botafogo (Divulgação/Santos FC)

O Santos deu trabalho ao Botafogo e ficou perto da vitória sobre o líder do Campeonato Brasileiro ao abrir 2 a 0 nesse domingo, na Vila Belmiro. Mais uma vez, porém, a defesa comprometeu e acabou cedendo o empate: 2 a 2.

A estreia de Jean Lucas foi a grande novidade do time e também a maior diferença em relação à equipe goleada pelo São Paulo na rodada anterior. O camisa 8 organizou o meio-campo, deu chapéu, carrinho e, para completar, uma linda assistência para Marcos Leonardo marcar um belo gol no primeiro tempo.

Marcos Leonardo também fez o segundo na etapa final, mas Tiquinho Soares e Adryelson acabaram igualando o placar para o líder, que empatou sem primeiro jogo no Brasileirão.

O Peixe volta a campo no próximo sábado (29) para enfrentar mais um rival carioca. O adversário da vez será o Fluminense, no Rio de Janeiro, a partir das 16 horas (horário de Brasília).

O jogo

Apesar de ter sido escalado com quatro meio-campistas, na prática o time manteve o criticado 4-3-3, já que Paulo Turra posicionou Lucas Lima aberto pela direita, na posição antes ocupada por Lucas Braga.

O time não estava bem, mas um “detalhe” mudou o rumo do jogo. O recém-chegado Jean Lucas estreou e fez a diferença no setor. E que diferença! Mesmo sem jogar desde outubro, o camisa 8 usou a experiência e a categoria.

Aos 23 minutos, o ex-jogador do Monaco mostrou visão de jogo ao encontrar Marcos Leonardo se infiltrando. O camisa 9 deu um corte seco no zagueiro e tocou por baixo do goleiro do Botafogo: 1 a 0.

À frente no placar, o time passou a controlar as ações e não sofreu mais até a descida para os vestiários. Jean Lucas ainda teve tempo de dar um lençol em Di Plácido e mostrar que, com ele, o meio do Santos nunca mais será o mesmo.

Segundo tempo

O Peixe voltou para o segundo tempo muito atrás e quase levou o empate antes dos 10 minutos, em chute de Victor Sá em cima de João Paulo. O goleiro, aliás, se machucou pouco depois e teve que ser substituído por Vladimir.

Passada a pressão inicial, o Santos voltou a se posicionar bem e fez o segundo gol aos 36 minutos, novamente com Marcos Leonardo, que aproveitou roubada de bola de Lucas Lima para ampliar.

Assim como no jogo contra o Goiás, porém, o Santos se acomodou e acabou levando o empate. Tiquinho Soares diminuiu aos 36 e, aos 39, Adryelson subiu mais do que Alex, que havia acabado de entrar, empatar em 2 a 2.

Rodrigo Fernández ainda salvou um gol em cima da linha e impediu a virada do Botafogo nos acréscimos. O time carioca perdeu uma última grande chance aos 55, em cabeçada que Vladimir tirou com os olhos.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 2 X 2 BOTAFOGO
Data e hora: 23 de julho de 2023, às 16 horas (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC-FIFA)
Árbitros assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG-FIFA) e Alex dos Santos (SC)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques (PR-VAR FIFA)
Cartões amarelos: João Lucas, Jean Lucas, Alex (Santos), Adryelson, Marçal (Botafogo)

GOLS: Marcos Leonardo (1 x 0), aos 23 minutos do 1º tempo, Marcos Leonardo (2 x 0), aos 36, Tiquinho Soares (2 x 1), aos 39 e Adryelson, aos 42 minutos do 2º tempo.

SANTOS
João Paulo (Vladimir), João Lucas (Alex), Messias, Joaquim e Dodô (Gabriel Inocêncio); Fernández, Dodi, Jean Lucas (Luan Dias) e Lucas Lima; Mendoza e Marcos Leonardo (Deivid Washington). Técnico: Paulo Turra

BOTAFOGO

Lucas Perri; Di Plácido (Carlos Alberto), Philipe Sampaio, Adryelson e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Danilo Barbosa (Janderson); Júnior Santos (Mati Segovia), Luis Henrique (Victor Sá), Tiquinho Soares. Técnico: Bruno Lage