Anunciado como reforço do Santos na tarde da última quinta-feira (08), o atacante Steven Mendoza, de 30 anos, passou por um drama familiar e pessoal recentemente. E, definitivamente, o baque foi grande para o jogador.
Em setembro de 2019, enquanto deixava a casa da mãe, em Villas de San Joaquín, na cidade de Cali, na Colômbia, Yeison Mendoza, irmão do atleta, foi morto a tiros por um motociclistas. O caso segue em investigação, mas a imprensa colombiana diz que foram cerca de 11 disparos.
“Ele foi comer na companhia de uma senhora, que estava com ele no momento do ataque, e depois vai para a casa da mãe dele. Nesse momento pedem um Uber para que o acompanhante que estava no veículo com ele seja transportado para outro local de Cali e é aí que chega a motocicleta RX preta com dois indivíduos”, disse o Coronel Ronald Hayden Coy Ortiz, responsável pela Polícia Metropolitana de Cali, no dia do ocorrido.
Yeison Mendoza também era jogador de futebol e passou por Orsomarso SC, Llaneros FC e Valledupar, todos do futebol colombiano. Em 2015, o ex-jogador realizou testes na Portuguesa de Desportos, mas não foi aprovado e retornou para Colômbia.
Um mês antes, em rua de Medellín, o novo reforço do Santos estava parado no trânsito quando dois homens o abordaram com uma arma para um assalto. Mendoza teve duas correntes e uma pulseira de ouro roubadas.
Por ser um jogador conhecido nacionalmente e, na época, em um clube de futebol europeu, o caso tomou proporções grandes. O prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, chegou a postar em suas redes sociais que os pertences foram recuperados.
“Recuperamos e devolvemos os pertences roubados de um cidadão na quarta-feira. Os quatro envolvidos foram identificados e serão capturados. Eu garanto a vocês”, escreveu Federico Gutiérrez.
Mendoza supera drama família e chega à Seleção
Após esses episódios, Mendoza precisou de um tempo para se recuperar. E a volta aos campos não foi “planejada”. Na metade do segundo semestre, o técnico Luka Elsner, do Amiens, da França, precisou utilizar o jogador por falta de opções.
E a “última chance” do jogador foi muito bem aproveitada. Com apenas 106 segundos em campo, Mendoza aproveitou cruzamento e balançou as redes. Na comemoração, uma camisa com a foto de Yeison Mendoza e os dizeres: “É pra você, irmãozinho”.
Pouco tempo depois, Mendoza foi convocado para Seleção Colombiana e entrou em campo contra o Equador. O jogador se transferiu para o Ceará antes de chegar ao Santos e viveu bons momentos no time nordestino. Ao todo, foram 96 jogos, 24 gols marcados e nove assistências com a camisa do Vozão.
Veja o vídeo abaixo divulgado pela imprensa da Colômbia:
Autoridades de Medellín confirmaron que la víctima de este fleteo ocurrido ayer cerca de la av. Bolivariana es el jugador de Fútbol John Stiven Mendoza delantero del Amiens F.C. de la Liga Francesa. Al deportista le fueron hurtadas 2 cadenas de oro y una pulsera. pic.twitter.com/HETmpLJIQe
— Despierta Antioquia (@DespiertaAnt) August 1, 2019
Caramba… Não sabia dessa história. Que o Santos possa ser um lugar muito bom para você continuar a superar este ocorrido. Parabéns, guerreiro. Conte conosco!
Mendonza, você é guerreiro, o time do Santos e toda sua torcida está ao seu lado, seu irmão será sempre lembrado. Força e seja feliz 🙏