Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO PEIXE, o meia-atacante Miguel, boliviano de 18 anos, falou sobre o começo de sua carreira e a chegada ao Santos, através do Projeto Bolívia, fundado em 2013 e que tinha como meta servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios até o ano presente em seu nome.
Miguelito comentou que o Santos ajudou em tudo que foi preciso até o jogador conseguir assinar seu primeiro contrato profissional. Ele completou 18 em abril e só em julho com a abertura da janela de transferências internacional pôde ser registrado na CBF pelo clube.
“Então, eu comecei a jogar com 4 anos na Bolívia. Aos 12 anos, com um projeto na Bolívia, viemos fazer jogos amistosos no Brasil, contra o próprio Santos. Nós fomos bem e eu fui chamado para fazer duas semanas de testes. Graças a Deus deu tudo certo. Chegamos aqui em 2018, ficamos treinando e agora assinamos o contrato. O Santos sempre me acolheu muito bem, me apoiou em tudo. Sou muito grato ao Santos”, disse Miguelito.
“Sabíamos que a família ia ficar longe, também da família. Mas é um esforço que a gente faz para realizar nosso sonho. Tentamos melhorar sempre, ajudar o grupo. Ficamos quatro anos só treinando e o Santos nos ajudou, deu tudo para nós. Foi muito difícil no começo, mas estudávamos aqui então ficou mais leve. Mas foi um caminho muito difícil”, completa Miguel.
Ele segue o caminho natural para ser um dos destaques da seleção principal da Bolívia. Em 2019, enfrentou Kaiky Fernandes e Ângelo no Sul-Americano Sub-15 e já é convocado para a Seleção Sub-20, mesmo quando tinha apenas 16 anos.
Junto com seu companheiro de clube, o zagueiro Leonardo Zabala, também do Sub-20 do Santos, foram convocados pela a Seleção Principal da Bolívia para atuar na data Fifa no final de setembro. A Bolívia terá um amistoso contra o Senegal, na Austria, no dia 24 de setembro.
Confira a entrevista completa de Miguelito no canal do Diário do Peixe no Youtube:
Alguém avisa o Lascado que esse é o 10 que nao temos no elenco principal, sub 20 nao nos trará 12 pontos que precisamos para ficar na série A , cansei de ver destacar na base , queremos ver no principal logo já tem 18 anos , Ângelo 15 anos já está no principal , chega de camacho , Zanocello
Engraçado o Santos ter na base o Matheus Lima, 17 anos, e o Miguelito, 18 anos, e insistir com esse meio campo horroroso que joga. Vi o Miguelito e achei nele um Ganso mais rápido e artilheiro.
Miguelito deveria estar, pelo menos, treinando c/os profissionais.
O time precisa há muito tempo de alguém c/suas características. Bom passe c/rapidez, boa infiltração na área, ainda + pela direita tendo o Ângelo q pode ter o companheiro ideal.
Aguardamos ele poder assinar o contrato, agora a vontade de 1 DT cego.
O Santos sobe seus jogadores por necessidade, não projetos.
Se o Miguel ja tem condicao de jogar na seleção principal do seu pais, no mínimo poderia ser opção no banco do Santos para melhorar a criatividade na meiuca, pois o Lisca ja tentou compor o meio com Julio, Carabajal, Zanocelo, Sanches, Camacho, Sandry, e Luan, e não conseguiu fazer o setor funcionar, nem defensivamente e nem ofensivamente. O Miguel poderia ser testado ate na ponta, no lugar do esforçado Lucas Braga, que corre muito, mas não tem lucidez na hora de decidir o que fazer com a bola. Raramente o atacante consegue dar sequência na jogada. Na hora de tirar o dez, o Lucas sempre comete algum erro e desperdiça o ataque de forma bisonha.
Cara se o Miguelito não for mais rápido e habilidoso que o Luan que está tendo chances no principal eu não entendo nada de futebol coloca pra jogar Lisca
FORA LISCA SEU IMBECIL..
Trazer o Miguelito neste momento para o time principal,vai queimar o rapaz.
O time é muito ruim,então é melhor subir somente ano que vem,iniciar a temporada e por ele no meio articulando as jogadas,pela ponta deve ser o Ângelo.
Tenho certeza absoluta com esse catadão ao final das últimas três rodadas esse time já vai estar rebaixado. Só um milagre salva. O sub 17 reforçado de João Paulo, Jair, Miguelito, Ângelo e Soteldo pra 2023, sem a dupla Rueda/Lisca. Desde 1910 o Santos não tem presidente e técnico. Fica difícil conseguir alguma coisa.
Deixa ele lá, jogar com camacho , Maicon, draga, zanosono, bunda grande, Lucas Pires, é tarefa horrenda .
Pro ano que vem, com outra comissão e quem sabe 2, 3 reforços melhores….
Se não, logo estará sendo criticado e recebendo instruções do Lisca , Maicon , camacho……tá perdido..
O pior é que o Rueda insiste em comprar esse tal de zanocelo que é um jogador ridículo e na minha opinião tem que descartar o julio, angulo,bruno oliveira,camacho e esse carabajal não mostrou nada ainda
Avisa ao lascado que Miguelito é melhor 10 vezes que carsbarral, zanocelo, camacho, esse Miguelito é o camisa 10, que o Santos sempre precisa, já tem 18 anos, joga muito, mas é uma pena que esse Lascado naonenchegue esse craque, é uma pena, muitos meninos surgiram no Santos com menos idade que miguelito, é uma lástima, esses irresponsável não enxergarem jogadores na base como Miguelito. Esse jogador precisa estar treinando no time principal.
Pelo amor do. Santos coloca o Miguelito pra jogar no meio desse Santos ruim
Deveria pegar o sub 20 e chamar Marcos Leonardo, Rodrigues Fernandes, e o Ângelo é montar um novo time. Pegar o David e o MaJsetheus Lima p reserva e pronto.