O meia Miguelito e o atacante Enzo Monteiro foram convocados pela Seleção Boliviana para a disputa do Torneio Pré-Olímpico Sub-23. No entanto, a dupla está inscrita pelo Santos para a disputa da Copa São Paulo. Se os Meninos da Vila forem avançando às finais da Copinha, as datas vão bater com a do Torneio. O clube divulgou uma nota informando que eles seguem com o Sub-20.
“Os Meninos da Vila Miguelito e Enzo Monteiro foram convocados pela seleção da Bolívia para a disputa do Pré-Olímpico. Comprometidos com a equipe Sub-20 do Santos FC, que participará a partir desta quinta-feira (4) da Copa São Paulo de Futebol Júnior, os atletas optaram por ajudar o Clube nesta importante competição, mas se sentiram honrados com a convocação”,
Miguel é grande expectatica do clube que conta com o protagonismo do garoto enquanto Enzo é o camisa 9. O Peixe está no Grupo 26 com sede em Diadema e joga contra Remo (PA), Nova Venécia (ES) e Água Santa (SP) nos dias 4, 7 e 10. A final da Copinha é no dia 25, em homenagem ao aniversário de São Paulo. A segunda e terceira fase, oitavas, quartas e semifinais são disputadas em jogo único nesse período.
Os jogos dos bolivianos acontecem no Estadio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas. No Grupo A, as partidas são contra a Venezuela no dia 20 de janeiro, sábado, às 20h (Brasília); Brasil no dia 23, terça-feira, às 17h (Brasília); Equador no dia 26, sexta-feira, às 17h (Brasília) e Colômbia no dia 1 de fevereiro, quinta-feira, às 20h (Brasília).
🇧🇴CONVOCATORIA DE LA SELECCIÓN BOLIVIANA DE FÚTBOL SUB-23⚽️
La Federación Boliviana de Fútbol presenta la lista de convocados de La Verde Sub-23 que disputará el Preolímpico en #Venezuela.#RenovemosLaIlusión pic.twitter.com/fycc4gQciD— Federación Boliviana de Fútbol (@FBF_BO) January 2, 2024
Sobre Miguelito
Natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o jogador chegou ao Peixe por meio de intercâmbio promovido em parceria com o projeto Bolívia, fundado em 2013 e que tinha como meta servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios até o ano presente em seu nome. O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista.
Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro. Ele segue o caminho natural para ser um dos destaques da seleção principal da Bolívia. Em 2019, enfrentou Kaiky Fernandes e Ângelo no Sul-Americano Sub-15 e já é convocado para a Seleção Sub-20, mesmo quando tinha apenas 16 anos.
No final de 2021, já havia convocado para participar de treinamentos com a seleção principal boliviana. No Santos, já vestiu a mítica camisa 10. Ele assinou assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos e só pôde estrear quando a janela abriu em julho.
Desde sua estreia pelo Sub-20 do Santos já atuou como meia e como ponta e conquistou o Paulista Sub-20 em 2022. Em 2023, viveu tramas pessoais e oscilou entre profissional e base. Ele tem vínculo até 24 de abril de 2027.
Sobre Enzo Monteiro
Natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, o centroavante chegou ao clube em 2018 por meio de intercâmbio promovido em parceria com o projeto Bolívia 2022 assim como o meia Miguelito. Mas só pode assinar seu vínculo com o Alvinegro em maio quando completou a maioridade, mas sua estreia aconteceu em junho de 2022 e desde suas primeiras partidas em julho, tomou conta da posição no Sub-20.
Enzo foi o titular da reta final na temporada passada e esteve no time campeão paulista da categoria. Depois, sofreu uma lesão no joelho e retornou à categoria e é um dos artilheiros hoje. Ele tem vínculo profissional com o Santos até 29 de maio de 2027.
Leia também:
Que consigam mostrar evolução para no futuro subirem para o profissional e representar com a camisa do peixe
Outros que em breve, serão chamados pelos pseudos torcedores, de pés de rato.