Miguelito passou a treinar no profissional (Crédito: Divulgação)

O técnico Odair Hellmann convocou cinco Meninos da Vila para reapresentação do Santos na tarde desta quarta-feira (14), no CT Rei Pelé: Miguelito, Ivonei, Cadu, Pedrinho Scaramussa e Derick, todos campeões do Campeonato Paulista Sub-20 em novembro.

Como o DIÁRIO DO PEIXE explicou após o título dos Meninos da Vila, por conta da idade, a expectativa é que muito desses atletas fiquem em definitivo no profissional. O zagueiro Leonardo Zabala, por exemplo, não foi integrado no momento, mas ainda pode aparecer.

Ivonei

O caso mais emblemático é do meio-campista Ivonei. O jogador retornou para base neste ano e conseguiu “recomeçar” na carreira após a primeira passagem sem brilho no profissional. O coordenador técnico do Peixe, Paulo Roberto Falcão, já tinha nos planos subir o garoto para o elenco principal, mas aguardava a contratação de um novo técnico para bater o martelo.

Ivonei foi o grande nome do time santista na conquista do Campeonato Paulista Sub-20 de 2022. Ao todo, foram 26 jogos, 21 gols marcados e 15 assistências. Na grande final, contra o Corinthians, marcou o segundo gol do Peixe no primeiro duelo, na Arena Barueri, vencido por 2 a 0.

Miguelito

O meia boliviano dividia suas atenções entre o futebol profissional e juniores na temporada passada. Migueito se tornou o atleta estrangeiro mais jovem a disputar uma partida no Campeonato Brasileiro. Com 18 anos, cinco meses e 16 dias, ele desbancou o recorde que era do meia Manuel Lanzini, à época no Fluminense, que estreou aos 18 anos e seis meses.

O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro.

Miguel finalmente assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. No entanto, apenas com a abertura da janela pôde vestir a camisa do Peixe oficialmente.

Vale destacar que o jogador retornou recentemente após participar de um amistoso da Seleção Boliviana contra Senegal. O Menino da Vila recebeu elogios em seu país natal e deve ter uma sequência na Bolívia.

Cadu

O jovem lateral foi um dos destaques do segundo semestre do Peixe e já vinha sendo cogitado no profissional, o que não é uma novidade. Em 2019, com Jorge Sampoali, Cadu marcou presença no elenco principal e chegou a ser elogiado pelo técnico argentino.

O grande problema é que Cadu precisou enfrentar duas lesões de ligamento cruzado. Em 2020, o Menino da Vila passou por uma sutura de menisco por conta de uma torção. Antes das lesões, o lateral era frequentemente convocado para Seleção Brasileira de base.

Pedrinho Scaramussa

Aos 20 anos, Pedrinho é titular na categoria Sub-20 sob o comando do técnico Orlando Ribeiro e atuou no vice-campeonato santista na Copa São Paulo. O lateral chegou ao Santos com apenas 10 anos e faz parte da geração dos Meninos da Vila que brilham desde o Sub-11. Ao lado de Kaio Jorge, Ivonei, Renyer, Gabriel Pirani, Sandry, ele foi Campeão Paulista Sub-11. sobre a Portuguesa Santista. 

Ele chegou a treinar com o elenco profissional sob o comando do argentino Fabián Bustos e agradou nos treinos. Depois de se lesionar contra a Chapecoense, no CT Rei Pelé, pelo Brasileiro Sub-20, o jogador aproveitou sua recuperação para ir à Itália e buscar a cidadania italiana.

Desde abril o representante do lateral-esquerdo havia se reunido com o Edu Dracena, executivo de futebol, Guilherme Lipe, gerente de futebol, e o Ricardo Luiz, coordenador das categorias de base, para negociar a renovação do Menino da Vila, mas não chegavam a um acordo. Com a saída do executivo e do gerente, Ricardo Luiz tomou conta das negociações que avançaram pela prorrogação do contrato até junho de 2024.

Seu contrato com o Peixe vai até junho de 2014 e a multa é estimada em € 100 milhões de euros para transferências europeias e R$ 27,5 milhões de reais para transferências nacionais.

Derick

Apesar de voltar ao profissional, Derick já estreou na equipe profissional: esteve na vitória do Santos por 3 a 1 diante do Atlético-MG no Brasileiro de 2020, com Cuca no comando. Ele acumula passagens pelas Seleções de base do Brasil.

Em toda a temporada de 2022 na base, realizou 32 jogos e foi um dos líderes da equipe, carregando a braçadeira de capitão em algumas oportunidades. No ataque, ainda participou com cinco gols e uma assistência. Seu contrato vai até março de 2026 com o Alvinegro.

Leia também: