Miguel é um dos destaques da base do Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O meia-atacante Miguel, o Miguelito, sofreu durante um treinamento uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo. Ainda não há um prazo exato para retorno, mas, como não há necessidade de cirurgia, o jogador deve ficar fora dos campos entre três e quatro semanas.

O jogador vivia grande fase na equipe Sub-20 comandada pelo técnico Orlando Ribeiro, que alcançou a terceira fase do Campeonato Paulista. Ao todo, disputou seis jogos, marcou três gols e deu três assistências. No momento, Miguel vem realizando fisioterapia

Na próxima rodada do Paulistão Sub-20, sem Miguelito, os Meninos da Vila recebem o Desportivo Brasil no CT Rei Pelé, em Santos (SP). O confronto pela segunda rodada da terceira fase está marcado para às 15 horas do sábado (27) e contará com transmissão ao vivo da FPF TV (Eleven).

Miguel assinou seu primeiro contrato com o clube quando completou a maioridade em abril, pois a Fifa proíbe transferências internacionais de menores de 18 anos. No entanto, a janela estava fechada e só agora poderá vestir a camisa do Peixe oficialmente em julho.

Com contrato até abril de 2027, ele é natural de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Ele chegou ao Peixe por meio de intercâmbio promovido em parceria com o projeto Bolívia, fundado em 2013 e que tinha como meta servir a Seleção Boliviana com jogadores próprios até o ano presente em seu nome.

O meia chegou ao Brasil no final de 2018 e se destacou em uma Copinha Sub-14, promovida pela Federação Paulista. Em 2019, também chamou a atenção na Copa Nike Sub-15. Por não estar registrado pelo clube, ele não pode participar de competições oficiais, como o Paulista e o Brasileiro.

Ele segue o caminho natural para ser um dos destaques da seleção principal da Bolívia. Em 2019, enfrentou Kaiky Fernandes e Ângelo no Sul-Americano Sub-15 e já é convocado para a Seleção Sub-20, mesmo quando tinha apenas 16 anos. No final de 2021, já foi convocado para participar de treinamentos com a seleção principal boliviana no final de 2021, mas ainda não chegou a entrar em campo.