Felippe Cardoso conduz a bola na partida contra o Sport (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Cuca se despediu do Santos com derrota. O treinador, que decidiu deixar o clube para cuidar de sua saúde, deu adeus com um tropeço por 2 a 1 diante do Sport, em Recife, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Cheio de desfalques, o time alvinegro não suportou a pressão feita no segundo tempo pela equipe da casa, que, apesar do resultado, acabou rebaixada para a Série B do Brasileiro. O Peixe terminou a competição em décimo lugar.

A obrigação de vencer o jogo claramente pesou contra o Sport no primeiro tempo. O time pernambucano, muito nervoso, não conseguia trocar passes em sequência, facilitando bastante o trabalho da retaguarda do Peixe. A única defesa feita por Vanderlei na metade inicial do jogo ocorreu em um lance que já havia sido anulado por causa de impedimento.

Do outro lado do gramado, o Santos era bem mais perigoso. As investidas em velocidade de Rodrygo e Arthur Gomes, especialmente do primeiro, causavam problemas aos defensores pernambucanos. Muito mais tranquilo do que o adversário, o Peixe jogou melhor do que o Sport na etapa inicial, mas assim mesmo só criou uma boa chance de gol, desperdiçada por Jean Mota. Faltava à equipe alvinegra precisão nos passes nas proximidades do gol.

O Sport foi muito mais agressivo no segundo tempo, especialmente por causa da entrada na partida do atacante Rogério, que melhorou bastante a produção ofensiva dos pernambucanos. Aos poucos, os donos da casa foram aumentando a pressão, até que Rogério abriu o placar depois de uma boa jogada de Mateus Gonçalves pela ponta esquerda.

Nos acréscimos, o centroavante Hernane marcou o segundo gol do Sport e Rodrygo, em cobrança de falta que bateu nas costas do goleiro Maílson, descontou para o Santos.

Na segunda metade da etapa final do jogo, Cuca colocou em campo o meia Lucas Lourenço, da equipe sub-17 santista. Foi a estreia no time principal de uma das principais apostas das divisões de base do Peixe na atualidade.

FICHA TÉCNICA

Sport 2 x 1 Santos

Campeonato Brasileiro – Segundo Turno
Local: Ilha do Retiro, em Recife
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Gol: Rogério, aos 38, Hernane, aos 46, e Rodrygo, aos 48 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Andrigo, Adrynelson, Rogério e Yuri

Sport: Maílson; Andrigo, Ernando, Adryelson e Raul Prata; Marcão Silva, Fellipe Bastos (Marlone), Neto Moura (Rogério), Gabriel e Mateus Gonçalves; Matheus Peixoto (Hernane). Técnico: Milton Mendes

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Copete; Guilherme Nunes (Yuri), Diego Pituca (Eduardo Sasha) e Jean Mota (Lucas Lourenço); Arthur Gomes, Felippe Cardoso e Rodrygo. Técnico: Cuca