Nathan é reintegrado ao Santos após retorno de empréstimo

Nathan treina após retornar de empréstimo (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Nesta segunda-feira (12), o Santos contou com uma novidade em seu treino no CT Rei Pelé. O lateral-direito Nathan, de 22 anos, foi reintegrado ao elenco após retornar de empréstimo do Famalicão, de Portugal. No entanto, o jogador não deve permanecer no Peixe, já que está fora dos planos da comissão técnica e deve ser negociado novamente.

Inicialmente, a diretoria santista tinha como objetivo negociar Nathan, e uma oferta do Omonoia, do Chipre, chegou a ser considerada. Contudo, o Peixe recusou a proposta, que envolvia um empréstimo com opção de compra. O clube entende que o lateral tem mercado e pode achar uma proposta mais atrativa.

O Famalicão, por sua vez, tinha uma opção de compra por 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 11,7 milhões), mas optou por não exercer a cláusula devido ao alto custo. Durante sua passagem por Portugal, Nathan disputou 29 partidas, acumulando 1921 minutos em campo.

LEIA TAMBÉM: Atacante Billy Arce faz primeiro treino com Fabio Carille no Santos

A decisão de não manter Nathan no elenco santista também se deve à imagem negativa que o jogador deixou no ano passado, quando o Santos viveu uma crise e acabou rebaixado. Na ocasião, com o time em má fase, o lateral sequer era relacionado para as partidas e foi flagrado em uma balada, onde discutiu com torcedores. Esse episódio contribuiu para a decisão de não contar com o atleta na Série B.

Outro fator que pesa na escolha da diretoria é a avaliação interna de que a lateral direita está bem servida com os jogadores Aderlan, JP Chermont e Rodrigo Ferreira. Caso Nathan fosse reintegrado, ele não seria aproveitado na disputa da Série B ou poderia tirar espaço dos atletas já consolidados no grupo.

Nathan nasceu em setembro de 2001 e foi revelado pelo Vasco, onde despontou como uma promessa. Ainda jovem, ele se transferiu para o Boavista, de Portugal, e acabou sendo contratado pelo Santos em agosto de 2022. No entanto, o lateral não conseguiu se firmar no time principal do Peixe, atuando em apenas 33 partidas até o momento. Seu contrato com o Santos é válido até o final de 2026.