O árbitro Raphael Claus, de 44 anos e categoria Fifa, apita a decisão entre Santos e Portuguesa neste domingo (17), às 20h15min, na Vila Belmiro, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Neuza Ines Back, de 39 anos, e Rafael Tadeu Alves de Souza (42) serão os assistentes. Já Vinicius Gonçalves Dias Araújo (45) será o quarto árbitro, e o VAR estará sob o comando de Daniel Luis Marques (42).
Neste ano, Claus apitou apenas uma partida da equipe santista: a derrota para o Palmeiras por 2 a 1, no Allianz Parque, na terceira rodada da fase de grupos do Paulistão.
No ano passado, ele apitou seis jogos do Peixe. Três pelo Paulistão: a derrota para o Guarani por 2 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa, e as vitórias diante o São Bento por 1 a 0 e a Portuguesa por 4 a 0, ambas na Vila Belmiro. No Brasileiro, três jogos na Vila: os empates sem gols contra o Palmeiras e São Paulo e a derrota para o Red Bull Bragantino por 3 a 1.
Em 2022, apitou a derrota do Alvinegro por 1 a 0 para o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, e para o Palmeiras, no Allianz Parque, ambas pelo Paulistão. Em 2021 ele apitou duas partidas do Santos pelo Brasileiro: empate em 1 a 1 contra o São Paulo, no Morumbi, e na ocasião o gol rival foi marcado de um pênalti polêmico e também na derrota para o Palmeiras por 2 a 0, na Vila.
Ainda naquele ano, apitou outras três partidas também na Baixada Santista pelo estadual: o empate em 1 a 1 com a Ferroviária, empate sem gols com o Botafogo-SP e a vitória por 2 a 0 sobre o São Bento na última rodada da primeira fase em que o Peixe correu risco de rebaixamento.
Em 2020, Raphael Claus apitou o empate sem gols com o Red Bull Bragantino na Vila Belmiro pela estreia do Paulistão. Claus apitou a derrota do Peixe para o São Paulo por 3 a 2, no Morumbi, pelo Brasileirão de 2019.
Veja a arbitragem para Santos e Portuguesa:
- Árbitro: Raphael Claus
- Árbitro assistente 1: Luiz Alberto Andrini Nogueira
- Árbitro assistente 2: Mauro André de Freitas
- Quarto árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo
- VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
- AVAR1: Marco Antônio de Andrade
- Observador VAR: Ednilson Corona
- Quality Manager: Newton dos Reis
- Analista de vídeo: José Henrique de Carvalho
- Técnico de garantia da FPF: Sérgio Fernandes
- Operador de replay: Rodolfo Martins
- Técnico de garantia do estádio: Daniel Custodio
- Assistente de área de revisão: Sergio Augusto
Leia também:
Esse Klaus é confuso kkkk