Santos é rebaixado no Brasileirão Rei (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O ano de 2023 do santista começou e está terminando em um velório. Em janeiro, na Vila Belmiro, o Rei Pelé, maior jogador da história do Santos e do futebol brasileiro, foi velado após sua morte em 29 de dezembro de 2022. Agora, em dezembro, no mesmo local, o clube foi rebaixado de forma inédita para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Em um ano repleto de homenagens ao maior jogador de todos os tempos revelado e criado pelo Santos, aqueles que estiveram lá dentro não souberam honrar o nome e o significado do clube.

Começando pelo Campeonato Paulista, onde uma coroa na taça homenageava Pelé, o Santos foi eliminado de forma melancólica na fase de grupos e nem chegou próximo ao troféu.

A equipe de 2023 acumulou vexames, sofrendo mais de dez derrotas por três ou mais gols e sendo eliminada precocemente na Copa do Brasil e Sul-Americana. Quebraram tabus e recordes negativos na história do clube.

Para concluir a temporada vexatória, o Santos foi rebaixado no “Brasileirão Rei”, nome esse homenagem ao maior jogador da história do clube. Para completar o desastre, o rebaixamento inédito foi selado na Vila Belmiro, com o famoso “gol que Pelé não fez”.

Leia também: