O Santos, de Gabigol e Jair Ventura, perdeu no Morumbi (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos mais uma vez fracassou fora de casa no Campeonato Brasileiro. Pela terceira vez seguida no torneio, o Peixe foi derrotado como visitante, desta vez no clássico contra o São Paulo: 1 a 0, gol de Diego Souza. Com isso, o time alvinegro terminará o domingo na parte de baixo da classificação, apenas um ponto à frente da zona de rebaixamento.

O roteiro do primeiro tempo do clássico foi muito parecido com o do jogo entre as duas equipes pelo Campeonato Paulista, no mesmo cenário: o São Paulo saiu com tudo para buscar um gol logo no início e o Santos teve enormes dificuldades para ficar com a bola. Durante cerca de meia hora, o Peixe foi bombardeado de todos os lados, embora seja preciso dizer que o adversário não foi capaz de criar muitas oportunidades de gol nesse período.

Na parte final do primeiro tempo, a turma de Jair Ventura conseguiu jogar um pouco mais e até levou algum perigo aos são-paulinos, especialmente em contra-ataques. Nada, no entanto, que pudesse representar uma real ameaça de gol.

O clássico ficou mais aberto depois do intervalo, e quem se deu mal com isso foi o Santos. Em uma das piores jogadas da defesa alvinegra na tarde, Everton teve muito espaço para mandar um cruzamento desde a ponta esquerda e enviou a bola na cabeça de Diego Souza, que ganhou a batalha física com David Braz e abriu o placar.

Quem esperava que o Peixe se mandasse para o ataque em busca do empate se decepcionou. O time continuou conservador, buscando avançar apenas nos momentos em que a defesa do São Paulo se abria. A melhor ocasião de gol para os alvinegros surgiu quando Yuri Alberto ganhou uma disputa com o goleiro Sidão e, da linha de fundo, rolou a bola para a área, mas ela passou em frente ao gol sem encontrar um pé que a mandasse para a rede.

No finzinho do jogo, o Santos teve a chance que tanto desejava: após um cruzamento de Vitor Ferraz, o goleiro Sidão saiu muito mal do gol e Dodô teve tudo para empatar, mas mandou a bola para fora. E, assim, o Peixe amargou outra decepção longe de seu território.

FICHA TÉCNICA

São Paulo 1 x 0 Santos
Campeonato Brasileiro – Primeiro Turno
Local: Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Gol: Diego Souza, aos 10 minutos do 2º Tempo
Cartões amarelos: Éder Militão, Anderson Martins, Reinaldo, Hudson, David Braz e Yuri Alberto
Cartão vermelho: Anderson Martins
Renda: não divulgada
Público: 40.465 presentes

SÃO PAULO: Sidão; Éder Militão, Anderson Martins, Bruno Alves e Reinaldo (Edimar), Jucilei, Hudson e Nenê; Marcos Guilherme, Diego Souza (Tréllez) e Everton (Liziero). Técnico: Diego Aguirre

Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison (Jean Mota), Renato e Vitor Bueno (Yuri Alberto); Rodrygo, Gabigol e Eduardo Sasha (Copete). Técnico: Jair Ventura