Vanderlei foi um dos destaques da equipe do Peixe na partida (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Com muito sofrimento, o Santos chegou às semifinais do Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, o time alvinegro se manteve vivo na competição ao derrotar o Botafogo por 3 a 1 na decisão por pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal (mesmo resultado da partida de ida, em Ribeirão Preto). Nesta quinta, o Peixe vai aguardar pelo jogo entre Corinthians e Bragantino, em São Paulo, para conhecer seu adversário na próxima etapa do Estadual.

Os primeiros 45 minutos do jogo da Vila Belmiro foram uma perfeita continuação da partida de domingo, em Ribeirão Preto. Ou seja, uma disputa sem emoções, com as duas equipes cometendo muitos erros. Especialmente o Santos.

O time alvinegro teve grandes dificuldades para entrar na defesa adversária, e por isso abusou dos cruzamentos para a área, alternativa que não funcionou. Não foi por acaso que o Peixe teve poucas chances de gol na primeira etapa, a melhor delas no pé esquerdo de Dodô, que emendou de primeira um cruzamento de Daniel Guedes e viu a bola sair por pouco.

Além de ter problemas no ataque, o Santos esteve um tanto vulnerável na defesa. Algumas vezes o Botafogo armou bons contra-ataques, e em um deles Vanderlei teve de se desdobrar para evitar o gol de Bruno Moraes.

A torcida do Peixe esperava por uma grande mudança no segundo tempo, mas se decepcionou. O time continuou errando demais, e continuou abusando dos cruzamentos. Pelo menos não sofreu mais sustos na defesa, em parte porque o Botafogo foi ficando cada vez mais encantado com a possibilidade de levar a decisão da vaga na semifinal para os pênaltis.

E foi o que ocorreu. Após 180 minutos (fora os acréscimos) sem um mísero gol, Santos e Botafogo foram para a decisão por penalidades máximas, em que o Peixe levou a melhor por 3 a 1 porque três jogadores do time do Interior chutaram suas cobranças para fora. Arthur Gomes foi o autor do gol da classificação alvinegra.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 0 (3) x (1) 0 BOTAFOGO
Campeonato Paulista – Quartas de final

Local: Vila Belmiro
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Renda: R$ 166.630,00
Público: 6.209 pagantes
Cartões amarelos: Diones e Lucas Taylor

SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota (Diogo Vitor); Eduardo Sasha, Gabriel e Rodrygo (Arthur Gomes). Técnico: Jair Ventura

BOTAFOGO: Tiago Cardoso; Marcos Martins, Plínio (Carlos Henrique), Naylhor e Mascarenhas; Willian Oliveira, Diones, Lucas Taylor (Jheimy), Danielzinho (Cafu) e Dodô; Bruno Moraes. Técnico: Léo Condé