Alison tomou cartão amarelo aos 15 segundos de jogo, mas fez boa partida no empate do Santos (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos perdeu para o Corinthians na disputa de penalidades máximas por 7 a 6 e está fora da final do Campeonato Paulista de 2019. O Peixe venceu a partida de volta da semifinal por 1 a 0, gol de Gustavo Henrique. No primeiro jogo, o Peixe havia perdido por 2 a 1, em Itaquera.

Na disputa de penalidades, Vanderlei pegou o primeiro chute de Boselli, mas Kaio Jorge e Victor Ferraz chutaram na trave e o Peixe foi eliminado da competição estadual.

Os santistas dominaram a partida, pressionaram, mas não conseguiram furar a retranca corintiana. Foram mais de 20 finalizações e 10 chances de gol antes do gol do zagueiro Gustavo Henrique, que incendiou os quase 40 mil torcedores do Peixe que lotaram o Pacaembu na noite chuvosa desta segunda-feira (8/4).

O Santos dominou amplamente o primeiro tempo, criou e desperdiçou diversas oportunidades, sem dar espaço para o Corinthians. Foi praticamente um jogo de ataque contra defesa. Os santistas tiveram 71% da posse de bola, porém mais uma vez faltou criatividade aos atacantes.

O time de Jorge Sampaoli entrou ligado, tentando acelerar o jogo e buscar o ataque. O volante Alison mostrou excesso de vontade e levou cartão amarelo aos 15 segundos de jogo, por uma entrada dura em Pedrinho.

Depois o Peixe parece ter se acalmado e tentou chegar mais organizadamente ao ataque. O mesmo Alison cabeceou perigosamente ao escorar um escanteio cobrado por Jean Mota aos 3min. Aos 9min, novamente Alison deu outra cabeçada perigosa, após escanteio, e a bola passou perto da trave esquerda de Cássio.

Mas o primeiro chute a gol do Santos aconteceu aos 19min, com um tiro de Derlis González que saiu à direita do goleiro corintiano. A pressão continuou e 2min depois Jean Mota desviou um chute de Cueva e Cássio fez uma grande defesa.

As chances se sucediam e o Peixe as desperdiçava. Aos 25min Sánchez chutou cruzado da direita e Cássio fez outra ótima defesa. Aos 34min, foi Jean Mota que cobrou falta e Cássio evitou o gol com um soco.

O Santos voltou com Rodrygo no lugar do inexpressivo Cueva e a pressão continuou. Com 1min40s, Jean Mota chutou forte e Cássio salvou. No rebote, Rodrygo quase fez o primeiro.

O panorama continuou o mesmo, mas faltou uma jogada mais criativa para chegar ao gol contra um time que apenas se defendeu. Até que aos 41min, Victor Ferraz cruzou e Gustavo Henrique marcou o gol santista, fazendo justiça ao único time que buscou a vitória.

FICHA TÉCNICA

2º jogo das semifinais do Campeonato Paulista 2019

Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)

Público: 37.731 pagantes, total 38.542 torcedores

Renda: R$ 1.477.585,00

Árbitro: Raphael Claus

Gol: Gustavo Henrique, aos 41min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Alison, Diego Pituca, Felipe Aguilar, Kaio Jorge, Clayson, Cássio.

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Diego Pituca; Alison, Cueva (Rodrygo, no intervalo), Jean Mota (Kaio Jorge, aos 36min do segundo tempo) e Carlos Sánchez; Soteldo e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli

Corinthians: Cássio; Fagner, Henrique, Manoel e Danilo Avelar; Ralf, Júnior Urso e Sornoza; Clayson (Ramiro, aos 17min do segundo tempo), Gustavo (Boselli, aos 43min do segundo tempo) e Pedrinho (Vágner Love, no intervalo). Técnico: Fábio Carille