O Santos chegou a dar um susto na torcida, mas contou com um trio bastante inspirado, além do bom trabalho do técnico Cuca, que retornou ao banco de reservas, para vencer o Sport por 4 a 2 na tarde deste sábado, na Vila Belmiro.
Confira a avaliação dos jogadores e as notas de Anita Efraim, colunista do DIÁRIO.
John -. NOTA: 4 Primeiro tempo foi fraco. Errou com os pés, o que levou ao segundo gol. No segundo, pouco trabalhou.
Pará -. NOTA: 6 Como de costume, bem na marcação, apareceu pra dar opção no ataque, mas sem grande efetividade.
Luiz Felipe -. NOTA: 5 Tem melhorado nos últimos jogos e se mostra mais seguro, mas o Santos sempre peca na bola aérea.
Lucas Veríssimo -. NOTA: 5 Levou amarelo e não pareceu tão bem quanto em outros jogos. Santos sempre falhando na bola aérea.
Felipe Jonatan -. NOTA: 4 Errou no segundo gol do Sport e marcou mal hoje. (Wagner Palha) – NOTA: 6 Cada dia melhor.
Diego Pituca – NOTA: 4 – Muito abaixo do normal, errou na marcação e pouco construiu jogadas.
Jobson -. NOTA: 3 Precisa entender que joga no Santos e parar de errar tanto – e coisas tão primárias. Ainda levou amarelo. (Sandry) – NOTA: 6 Apareceu muito mais que Jobson e, finalmente, não levou amarelo. Apareceu no ataque como opção e criou espaços pro time jogar.
. Lucas Lourenço – NOTA: 3 Jogou mal e não aproveitou a boa oportunidade que teve como titular, uma pena. (Soteldo) – NOTA: 8 Jogou bem, mesmo fora da “posição original”. Foi bem jogando como um verdadeiro 10, articulando o time.
Marinho -. NOTA: 9 Deus no céu, Marinho na terra! Fez gol, sofreu pênalti e deu assistência. Querem mais o que?
Kaio Jorge – . NOTA: 6 Sempre voluntarioso, apareceu muito no meio de campo pra construir jogadas, mas teve dificuldades de encontrar espaço dentro da área. (Bruno Marques) – NOTA: 7 Amamos a instituição Meninos da Vila, ainda mais com gol na estreia.
Lucas Braga -. NOTA: 7 Fez um ótimo primeiro tempo, sofreu a falta que levou ao gol e fez o segundo do Santos. Quem xingar, leva block. É voluntarioso e dá pra ver que está se esforçando pra melhorar – e está conseguindo. (Madson) – Sem nota . Jogou pouco, não alterou significativamente o jogo.
Cuca – NOTA: 7 Mexeu bem no intervalo e posicionou Soteldo de forma inteligente para deixar o time mais dinâmico e ofensivo. Precisa deixar os jogadores mais ligados, apesar de não achar que o “apagão” do time foi culpa dele.
Goleiros do Santos FC não sabem jogar com os pés e são péssimos na deposição de bola. Vivem elogiando o tal Arzul, mas TODOS os goleiros tem essas deficiências e não são corrigidas. A zaga tem vacilado, mas o meio de campo não tem ajudado. O Luís Felipe é muito inseguro. O Felipe Jonatan e o ponto mais vulnerável da defesa santista. Em TODOS os jogos as principais chances do adversário saem nas costas do lateral esquerdo. Jogador fraco na defesa e que de vencem quando acerta um bom chute, mas é muito pouco para merecer vestir essa camisa. O Felipe Jonatan não serve nem para compor o banco. O Pituca tem vacilado nas últimas partidas. O volante tem sofrido apagões e falhado na cabeça da área. O Jobson é uma piada de mal gosto. Jogador apático, displicente. Sem tempo de bola para desarmar e sem força para atacar. A única coisa que o Jobson faz e tentar passes longos, sendo que na maioria das vezes ele erra e joga a bola ou para o adversário ou direto para a linha de fundo. Jogador fraquíssimo tecnicamente é sem demonstrar a mínima vontade. O Lucas Lourenço precisa voltar para a base para evoluir fisicamente. O meia tem porte físico para Sub 17. O Lucas Lourenço não está pronto nem para o Sub 20,, no profissional não tem a menor condição, pois não consegue parar em pé. O Marinho tem sido meio time (ou mais). O Santos FC é extremamente dependente do atacante. O Kaio Jorge e o centroavante “tático”. Corre pata todos os lados, se cansa e nunca está onde deveria. Centroavante que não faz gol. O Lucas Braga é esforçado. Não tem muita técnica, mas pelo menos mostra que tem sangue. O Soteldo, com 1,59 m de altura, jogando “por dentro” é piada do Cuca. O Sandry não mostra porque foi precocemente puxado para o profissional (passou o craque Edu na lista dos mais jovens). Jogador bem comum, mas entrou melhor que o Jobson (o que não é lá uma grande vantagem). O Bruno Marques mostrou que é centroavante, jogador que põe para dentro. Ponto positivo do Bruno Marques e que fez o gol e não tirou a camisa como já fizeram o Vitor Andrade, o Gabigol, o Diogo Vítor, o. Kaiowá Jorge, o Marcos Leonardo. O Cuca é apenas um distribuidor de camisa. O time morreu no primeiro tempo, ficou entregue e o treineiro não fez nada, se omitiu. Teve méritos em colocar o Bruno Marques, mas apenas isso. O Santos FC se livrou de um empate graças ao Marinho, Bruno Marques e Soteldo. Brilhos individuais.