Matheus Guedes (de costas) e Emerson, de cabelos raspados após “batismo”, treinam ao lado de Vecchio (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

A torcida do Santos pode ir se acostumando com alguns novos nomes na temporada de 2018: Lucas Lourenço, Robson Bambu, Victor Yan, Emerson e Matheus Guedes são os jovens recém-promovidos ao time profissional e que buscam agradar ao técnico Jair Ventura na pré-temporada para conseguir espaço na equipe.

Nesta semana, o grupo de novos Meninos da Vila recebeu um “batismo” dos atletas mais experientes e teve seus cabelos raspados. E ninguém se incomodou. “Não tinha como fugir, é a lei da casa. Os mais novos que sobem sempre têm a cabeça raspada”, comentou o meia Lucas Lourenço, 16, resignado com “caminhos” desenhados na sua cabeça.

“Ficar careca não é bom, mas vale a pena só por estar aqui”, disse o volante Victor Yan, 16, que se disse feliz com a oportunidade de treinar entre os profissionais. “É uma felicidade enorme e a gente leva o batismo na brincadeira.”

A mesma resignação é demonstrada pelo lateral-esquerdo Emerson e pelo zagueiro Matheus Guedes, os mais “experientes” da nova leva de garotos, já que estão treinando com os profissionais desde o final do ano passado, ainda na gestão do técnico Elano. “É a lei”, disse o lateral esquerdo.

“Dá para dizer que passamos pela faculdade. Isso é muito importante para nós. Estar aqui já é um grande sonho sendo realizado. Estar perto desses caras já consagrados e ver a humildade deles é algo para se inspirar. Isso faz a gente evoluir como pessoa também”, comemora Guedes.

O Peixe estreia no Campeonato Paulista na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Linense, no estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins.