Os números do setor defensivo do Santos despencaram nas últimas rodadas. Com os três gols sofridos diante do Fortaleza, o Peixe chegou ao número de oito gols tomados nas últimas três partidas. Em todo Brasileirão, foram 17. A quantidade sofrida nesses últimos três jogos é quase a mesma de toda o resto da competição, nove.
A sequência também preocupa. São cinco jogos seguidos com a defesa sendo vazada. Avaí (1), Goiás (1), São Paulo (3), Cruzeiro (2) e Fortaleza (3). É a pior série do Santos na temporada. O Peixe tem uma das piores defesas entre os dez primeiro colocados. Curiosamente, o líder Flamengo é o único na parte de cima da tabela que sofreu mais gols que o Santos, 18.
Leia também: Garoto que fugiu de casa pelo Santos realiza sonho de conhecer Sasha
Antes dessa série de jogos sofrendo gols, o Santos tinha ótimos números defensivos. Chegou a ficar três jogos seguidos sem ser vazado e, tirando o clássico contra o Palmeiras, onde sofreu quatro gols, somente Grêmio (1), Fluminense (1) e Atlético Mineiro (1) conseguiram marcar contra o Peixe.
A defesa do Santos FC tem muita dificuldade quando o adversário adianta a marcação. Todos batem cabeça. O Everson e os zagueiros ameacam entregar a bola o tempo todo. Atacantes rápidos e marcação alta acabam com o esquema do Sampaoli. Quando isso ocorre, até o técnico, incrédulo com o que está vendo, fica paralisado e, via de regra, erra nas substituições.