Nycollas Lopo é considerado 12º jogador no Santos (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos enfrenta o Grêmio neste domingo (7), às 15h, no CT Hélio Dourado, no Rio Grande do Sul, em duelo válido pela última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro. Com a classificação encaminhada para a terceira fase do Campeonato Paulista, o Peixe busca avançar também no torneio nacional.

“Esse será um dos jogos mais importantes para nós na temporada. Tem um gosto de decisão por se tratar de uma competição de alto nível e vamos batalhar pela vitória para avançar na disputa. Tenho certeza que vamos com força total para ganhar a partida e sair do Rio Grande do Sul classificados”, disse Nycollas Lopo, atacante de 19

Com três gols e uma assistência, Nycollas é até agora o “12º jogador” do sub-20 do Santos em 2022, por ser o atleta mais utilizado como opção ao longo dos jogos. Foram 17 partidas nessas circunstâncias sob comando de Elder Campos (hoje técnico do sub-17) e Orlando Ribeiro.

O ataque do sub-20, comandado por Orlando Ribeiro, atingiu números expressivos em 2022: foi, na primeira fase, o melhor do Peixe na disputa do Paulista Sub-20 dentre todas as participações no século XXI, com 43 gols em 10 jogos.

Para isso, porém, é importante a variação ofensiva, e Nycollas Lopo vive um momento importante nesta temporada neste sentido. O canhoto, acostumado a jogar na ponta direita, vem desempenhando a função na extremidade oposta, a pedido do técnico, algo novo para o atleta que está na Vila há quase 5 anos.

“Sim, realizei uma função diferente da qual eu estou acostumado, mas isso foi treinado antes das partidas e foi uma estratégia de jogo que o nosso treinador Orlando solicitou. Trabalho sempre com o objetivo de ampliar minhas variações de jogadas e ajudar a equipe onde precisar, então tentei dar o melhor de mim em prol do coletivo e não senti dificuldade”, disse.

Nycollas Lopo e o Santos

Nycollas Lopo é natural de Santana, bairro da Zona Norte de São Paulo, e chegou ao Santos em 2017, com 14 anos, sendo o único aprovado em uma peneira de mais de 180 crianças. Hoje, após quase 5 anos, passou por todas as categorias do Santos, inclusive treinando no time profissional, sob comando do técnico Jorge Sampaoli, e jogando no time sub-23, quando ainda tinha apenas 17 anos. Antes da Vila, Nycollas passou por Palmeiras e Corinthians. No último, foi dispensado na mesma semana em que se inscreveu na tal peneira em que foi o único aprovado dos quase duzentos meninos