Odair Hellmann confia em sequência de trabalho no Santos (Crédito: Raul Baretta/ Santos FC)

A comissão técnica do Santos está pressionada, mas mantém confiança de que o trabalho no Santos ainda dará frutos. Após o empate em 0 a 0 com o Atlético-MG, membros do Conselho Deliberativo do clube voltaram a pressionar o técnico Odair Hellmann no cargo.

Essa pressão fez com que diversas informações chegassem da imprensa para dentro do clube, mas não para comissão de Odair. Com pouco tempo para preparar a equipe que entra em campo nesta quarta-feira (26), em jogo válido pela volta da Copa do Brasil, o treinador no confronto e evitou ouvir informações de fora.

Outro motivo que mantém o técnico Odair Hellmann “seguro” são os discursos do coordenador de futebol, Paulo Roberto Falcão e do presidente Andres Rueda. Enquanto o Rei de Roma é favorável pela permanência, o cartola já deixou claro em coletivas que errou em demitir treinador anteriores e não pretende fazer o mesmo.

“A gente comete erros, como qualquer ser humano, mas somos obrigados a aprender com eles. Mudamos muito de treinador, diretor. Chegamos à conclusão de que o problema não era esse, e sim de elenco. Fomos criteriosos para contratar o Hellmann e o Falcão, fizemos um planejamento para o ano inteiro. O clube precisava de mudanças, não só de reforços, mas de comportamento. Fizemos contratações e trouxemos jogadores como Alison, Ruiz, Dodi, Carabajal, Lucas Lima… Agora, recentemente, o Luan, Mezenga e Gabriel. Estamos dando um upgrade no nosso time para ajudarmos o técnico. Acreditamos muito no trabalho do Odair. Tentamos reforçar o time e vamos tentar mais em junho/julho. Esse time ainda vai nos dar muitas alegrias”, disse Rueda em coletiva no dia 14 de abril.

O Comitê de Gestão do clube tenta acompanhar o ritmo do presidente e também entende que trocas constantes mais atrapalham do que ajudam, mas o treinador já teve um respaldo maior internamente. A expectativa é com dois jogos em casa, o time apresente um bom futebol e com resultado.

Odair Hellmann espera ter todo time à disposição para trabalha. O treinador perdeu Lucas Braga por quase 50 dias por conta de um problema no púbis, João Lucas, com um edema muscular na coxa direita, Lucas Barbosa, uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, Felipe Jonatan, com grave lesão no joelho esquerdo e deve perder o restante da temporada e, por último, Luan Dias, que teve uma lesão muscular moderada na posterior da coxa esquerda.

A comissão de Odair vê essas ausências como diferencial grande para o crescimento da equipe já que após a eliminação no Campeonato Paulista, o treinador trabalhou com Felipe Jonatan, João Lucas e Lucas Barbosa, por exemplo, como titulares. Além disso, contava com reforços, mas acabou perdendo um logo no início e não pode usar os jogadores na Sul-Americana.

Por fim, Odair vê a equipe em evolução mesmo com resultados não tão favoráveis. Contra o Grêmio, na estreia do Campeonato Brasileiro, o treinador elogiou a equipe, mesmo com a derrota, assim como contra o Atlético-MG, em empate sem gols. O sistema defensivo é o setor que, para o técnico, é a maior prova de que o time pode render mais e vai crescer com o trabalho.

“Acho que estamos em evolução, principalmente na parte defensiva, na parte de competição, intensidade, compactação e organização do time. Precisamos evoluir, corrigir melhor a parte final. O último passe, a tabela. Hoje chegamos no primeiro tempo com boas situações, mas sofremos um contra-ataque de uma situação perigosa nossa. Evoluímos nesse aspecto, competimos com Grêmio e Atlético-MG, times extremamente experientes”, disse o técnico após o empate com o Galo.

Em busca de dias melhores, o Santos volta a campo nesta quarta-feira (26), às 19h (horário de Brasília), para o jogo da volta diante do Botafogo-SP, pela Copa do Brasil, na Vila Belmiro. Como venceu o primeiro duelo por 2 a 0, em caso de empate, ou derrota por até um gol de diferença, o Peixe avançará para as oitavas de final do torneio.

O próximo compromisso Alvinegro pelo Campeonato Brasileiro também já tem data e hora marcadas: será no sábado (29), diante do América de Minas Gerais, às 18h30, mais uma vez na Vila Belmiro, pela terceira rodada da competição. Até o momento o Peixe não venceu no torneio.

Leia também: