Patati vem ganhando atenção especial de Odair (Crédito: Reinaldo Campos/ Futura Press)

O atacante Weslley Patati, do Sub-20, foi uma das grandes novidades do time do Santos que viajou para o Chile. Relacionado, o atleta está à disposição do técnico Odair Hellmann para o confronto contra o Audax Italiano nesta quarta-feira (24), às 21 horas (Brasília), pela quarta rodada da Copa Sul-Americana.


A presença do garoto, porém, não é por acaso. Weslley Patati vinha ganhando atenção especial do técnico Odair Hellmann. A grande preocupação do comandante é com a diferença do futebol praticado com a equipe Sub-20 e o profissional, principalmente pelos adversários marcadores.

Odair quer Patati jogando para o time, mas que não perca sua principal característica que é o drible. Assim como aconteceu com Deivid, o trabalho é feito no dia a dia com conversas e orientações. A preocupação é não acontecer com os meninos que sobem agora o mesmo que aconteceu com Marcos Leonardo, Kaiky, hoje no Almería e, principalmente, Ângelo.

Com características semelhante, Ângelo subiu ao profissional e enfrentou dificuldades em adaptação. A principal virtude do camisa 11 na base eram os dribles e jogadas individuais, o que não conseguiu com tanto êxito na equipe profissional. As finalizações também são problemas para Ângelo na equipe de cima. Com esse exemplo, Odair tenta moldar Patati para não repetir o mesmo erro quando Ângelo foi integrado ao time principal.

Na sábado (20), dia do clássico contra o Palmeiras, Odair Hellmann esteve no CT Rei Pelé e acompanhou a goleada do Santos com um gol do Menino da Vila contra o Mauaense por 6 a 0, pelo Campeonato Paulista Sub-20. O treinador acompanha normalmente os jogos da base, mas o fato de o clássico acontecer na mesma data chamou atenção. O comandante estava lá por algum motivo específico. Coincidência ou não, Patati viajou para o Chile.

Nesta temporada, Patati soma 8 gols em 9 jogos pelo Brasileiro, 2 gols em 8 partidas na Copa São Paulo e 1 partida com 1 gol no Paulista. Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação.

Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Ele chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Também atuou em outros 3 jogos pela Série A.

Na Copinha do ano passado, Patati foi um dos brilhos da equipe que levou o Santos a grande decisão do torneio. De quebra, o garoto assinou contrato profissional com o Peixe. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros, o atacante tem vínculo até o final de 2024. Nascido em 2003, este é seu último ano de base.

Leia também: