Odair defendeu o atacante Ângelo das críticas (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O técnico Odair Hellmann saiu em defesa do atacante Ângelo, de 18 anos, que vem sendo criticado por parte dos torcedores após atuações ruins. O Menino da Vila bateu boca com membros das cadeiras cativas durante o empate do Santos contra o Água Santa, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, na noite desta quarta-feira.

Aos 18 minutos do segundo-tempo, o Menino da Vila deixou o campo para entrada de Lucas Braga. Ao sair, foi hostilizado por torcedores, e respondeu: “Vai se f…, vai tomar no seu c…”.

O comandante santista, porém, pediu calma e acredita que Ângelo queimou etapas. Vale destacar que o garoto é o segundo mais jovem a estrear com a camisa do Santos em toda a história, com 15 anos, 10 meses e quatro dias, em outubro de 2020. Ele ultrapassou o Rei Pelé, que carregava essa marca desde 1956. O primeiro da lista é o eterno ídolo Coutinho.

“O Ângelo é um menino, completou 18 anos agora. Talvez, essa é uma discussão importante, ele é um acima da média, mas talvez tenha queimado etapas. Jogou pouco no Sub-17, pouco no Sub-20, para chegar em um momento desses e ter maturidade maior. E isso que ele é um menino maduro, do bem, trabalhador. Só que é um menino. Se colocar toda responsabilidade em um menino que queimou etapas, aí está errado. A responsabilidade é minha, dos mais velhos. E aí sim a cobrança quando fugirem do contexto para cobrar, porque eles também precisam de responsabilidade”, disse Odair.

Ângelo vem enfrentando críticas por parte dos torcedores desde o final da temporada passada. Neste ano, conviveu com vaias e precisou lidar com a morte de seu Avô, Semplicio Damaceno dos Santos, que faleceu na semana passada em Brasília.

“Imagina um menino que não jogou no Sub-15, não jogou no Sub-20, e você quer que ele seja o Messi? Até o processo psicológico dele está em formação, processo físico, tática, técnica. E o processo de evolução mental. Estou para ajudar ele, cobrar quando precisar cobrar. Responsabilidade dentro da idade dele”, completa Hellmann.

Ângelo tem vínculo até 10 de dezembro de 2024. Ele é o atleta mais novo a marcar um gol na história da Libertadores, aos 16 anos, três meses e 16 dias, contra o San Lorenzo, na vitória por 3 a 1, fora de casa. E entre os brasileiros, ele é o atleta mais novo a atuar na competição, com 16 anos, 2 meses e 16 dias, no triunfo contra o Deportivo Lara por 2 a 1, no dia 9 de março de 2021.

Leia também: