Desde que assumiu o clube, em janeiro de 2024, o presidente Marcelo Teixeira sonha em fortalecer a imagem do Santos internacionalmente agendando jogos no exterior (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O ano de 2024 está em seus últimos dias e o Santos ganha uma nova polêmica que pode terminar nos tribunais de justiça. Há poucas horas o clube emitiu uma nota desistindo de participar da Orlando Cup – Pro Series, competição que ocorrerá na Flórida, nos Estados Unidos, no começo de janeiro.

O Peixe já tinha anunciado que participaria da competição com o objetivo de fortalecer sua imagem internacional. Só que com a contratação do técnico Pedro Caixinha e o adiamento na apresentação do elenco, a pré-temporada da equipe ficou comprometida e o clube acabou desistindo da competição, que abrigaria dois jogos.

Para cancelar sua participação, o Santos alegou mudança de uma das equipes participantes, assim como a não confirmação de transmissão do torneio para o Brasil. Confira os detalhes da nota do Peixe clicando aqui.

Insatisfeita com a postura do clube, a organização da Orlando Cup – Pro Series emitiu uma nota criticando o Santos, dizendo que tudo que foi solicitado pelo Santos foi cumprido, e que há uma multa rescisória.

Confira abaixo na íntegra a nota emitida pela comunicação da Orlando Cup – Pro Series.

“Fomos informados nesta sexta-feira pela direção do Santos FC que optou por não participar do Orlando Cup – Pro Series e decidiu não realizar sua pré-temporada nos Estados Unidos. Essa decisão nos pegou de surpresa, especialmente considerando que estamos organizando o evento desde julho, em conjunto com patrocinadores, emissoras e na estruturação logística das três equipes convidadas, incluindo a definição dos estádios para os jogos. Essa é uma organização que demanda meses de planejamento e dedicação, não sendo algo que se construa em poucos dias ou semanas.

O Santos FC foi convidado em agosto e aceitou prontamente o convite para participar do Orlando Cup – Pro Series. Desde então, participamos de diversas reuniões e atendemos a todas as demandas apresentadas. Todas as solicitações foram atendidas, incluindo reservas em hotéis escolhidos pelo clube e a compra das passagens aéreas.

É importante destacar que há um contrato firmado entre as partes, com cláusulas de multa rescisória. No entanto, o prejuízo causado pela desistência vai além do valor financeiro estipulado, afetando a credibilidade e a percepção de comprometimento no mercado do futebol.

Informamos ainda aos torcedores do Santos que adquiriram ingressos para os jogos do clube que o reembolso será feito diretamente pela plataforma da Ticketmaster.

Gostaríamos de reconhecer e agradecer ao Fortaleza EC, liderado pelo CEO Marcelo Paz, que manteve seu compromisso e confirmou sua participação no Orlando Cup – Pro Series. Demonstrando visão estratégica e profissionalismo, o clube entende a importância da internacionalização da marca e do cumprimento de sua palavra. Além do Fortaleza, o Miami United também está confirmado para o evento. Em breve, anunciaremos a terceira equipe da América do Norte que substituirá o Santos FC na competição.

Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos nosso compromisso em oferecer um evento de alto nível para atletas, clubes e torcedores no Orlando Cup – Pro Series.

Orlando Cup – Pro Series”