Otero deve deixar o Santos em 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O meia-atacante Rómulo Otero, de 32 anos, está próximo de trocar o Santos pelo Nacional, do Uruguai. Apesar de ter sua renovação encaminhada com o clube paulista, o venezuelano recebeu uma proposta formal do time uruguaio, que inclui um contrato de dois anos, salário elevado e a oportunidade de disputar a Libertadores.

No início de dezembro, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, chegou a afirmar em entrevista que o acordo para renovar com Otero, válido até o final de 2025, estava acertado, incluindo um aumento salarial para o jogador, que recebia R$ 210 mil mensais. No entanto, a oferta do Nacional alterou o cenário. O vice-presidente do clube uruguaio, Flavio Perchman, confirmou o interesse.

“Rómulo Otero está livre após terminar contrato no Santos. Tenho boa relação com quem o representa e já apresentamos uma oferta formal”, declarou.

Neste sábado, o jornalista Nicolás Saavedra, do jornal El Observador, do Uruguai, publicou que o acordo está fechado.

Otero foi um dos pilares da campanha do Santos em 2024, atuando em 51 partidas, com oito gols e seis assistências. Além disso, destacou-se pelos dribles e cobranças de bola parada, sendo peça-chave para o acesso e título da Série B. Seu desempenho fez com que a renovação fosse prioridade para o clube, mas o interesse do Nacional mudou a direção das negociações.

Revelado pelo Caracas, Otero iniciou sua trajetória profissional no clube venezuelano, onde permaneceu até 2015. Depois, transferiu-se para o Huachipato, do Chile, onde chamou atenção do Atlético-MG, clube que defendeu por quatro anos. Pelo Galo, disputou 135 partidas, marcou 26 gols e deu 14 assistências, consolidando-se como um dos principais meias do futebol brasileiro na época.

Após deixar o Atlético-MG, passou por Al-Wehda, da Arábia Saudita, Corinthians, Cruz Azul, do México, Fortaleza e Aucas, do Equador, antes de chegar ao Santos em 2024.