Contra o Bahia, Santos teve seu melhor público no Brasileiro Crédito: Ivan Storti / Santos FC

O Santos terminou o Campeonato Brasileiro na 14ª colocação entre os 20 participantes no quesito média de público como mandante, de acordo com levantamento do site “Globoesporte.com”. Os 11.597 pagantes por jogo não foram um bom resultado, mas a situação teria sido muito pior se não fosse a utilização do Pacaembu como casa alvinegra em seis partidas do Brasileirão. Sem ele, o clube cairia para a antepenúltima colocação do ranking.

Nos jogos em que foi mandante no estádio mais tradicional da cidade de São Paulo (contra Botafogo, Ponte Preta, Bahia, Flamengo, Fluminense e Vitória), o Santos teve uma boa média: 23.094 pagantes por partida. Ela colocaria o Peixe na quarta colocação do ranking de público do Brasileirão. Na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, no primeiro turno, o Pacaembu recebeu 35.769 pagantes, a maior quantidade de pessoas reunidas em um jogo do Santos como mandante no campeonato.

Na Vila Belmiro, a realidade foi bem diferente. É verdade que a eterna casa de Pelé tem uma capacidade de público muito menor do que o Pacaembu, mas assim mesmo o resultado foi decepcionante. Nos 13 jogos disputados no alçapão, o Santos teve média de apenas 6.311 pagantes por partida – menos da metade do que a Vila é capaz de receber. E mais: o menor público do Peixe no Pacaembu (14.486 pagantes, contra o Botafogo) foi melhor do que o maior na Vila (12.567, conta o Corinthians).

Só os rebaixados Atlético-GO (5.224 pagantes por jogo) e Ponte Preta (6.083) tiveram médias de público piores do que o Santos na Vila Belmiro no torneio encerrado neste domingo.

NÚMEROS*

Média de público do Santos no Brasileiro:
11.597

Média de público do Santos no Pacaembu:
23.094

Média de público do Santos na Vila Belmiro:
6.311

Maior público do Santos no Pacaembu:
35.769, contra o Grêmio

Menor público do Santos no Pacaembu:
14.486, contra o Botafogo

Maior público do Santos na Vila Belmiro:
12.567, contra o Corinthians

Menor público do Santos na Vila Belmiro:
4.206, contra o Grêmio

* público pagante