O atacante Weslley Patati será titular no Santos diante o Brusque neste domingo (19), às 11 horas, na Vila Belmiro, pela sexta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Menino da Vila irá substituir Guilherme, que sofreu uma lesão muscular no bíceps femoral da coxa esquerda.
Aos 20 anos, Patati tem nove jogos na temporada. Porém, o garoto irá fazer o primeiro como titular no ano. Ele entrou em seis jogos pelo Paulistão contra São Bernardo, Red Bull Bragantino (2), Inter de Limeira, Portuguesa e Palmeiras e outros três confrontos pela Série B do Brasileiro diante Avaí, Amazonas e Ponte Preta.
Patati iniciou a temporada com o profissional do Santos e não foi inscrito no que poderia ter sido a última Copa São Paulo da carreira. Ele já fazia parte dos planos da comissão técnica de Fábio Carille na Lista B do Campeonato Paulista. Porém, viajou com o clube para a disputa da Equality Cup, no Catar, em fevereiro e se destacou.
Na época, voltou valorizado e o Alvinegro recebeu propostas do Catar, da Rússia e da China pelo jogador, mas elas foram imediatamente recusadas. Duas das propostas eram por uma transferência direta por 2 milhões de euros. Alexandre Gallo, coordenador técnico, chegou até a fazer uma contraproposta pedindo 5 milhões de euros e 10% de uma futura venda.
O Santos acredita que o atleta pode dar esse retorno financeiro no futuro. Gallo já havia recusado uma proposta da Ucrânia por empréstimo com opção de compra antes mesmo de Patati embarcar para o Catar.
O DIÁRIO apurou que durante essa temporada a ideia do clube é que os mais experientes e ‘cascudos’ levem a responsabilidade da busca pelo acesso à Série A. Porém, diante da chegada de propostas pelo Patati, o Santos entende o valor do garoto para a identificação com os Meninos da Vila e do valor para o mercado.
HISTÓRICO
Natural do Maranhão, Patati chegou ao Santos em julho de 2019, quando foi aprovado nos testes e assinou contrato de formação. Humilde, o garoto ganhou o apelido de ‘Patati’ ainda em Presidente Dutra-MA. Ele não tinha condições de comprar chuteiras para jogar. Com isso, pegava pares maiores que seu pé, emprestados por atletas mais velhos. O apelido Patati veio com o nome do palhaço famoso.
O ano de 2021 foi o primeiro do atacante na categoria Sub-20 e ele anotou seis gols, sendo o principal destaque do Santos na disputa do Brasileiro da categoria. O garoto também foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Ele antes acumulava convocações para a Seleção de base.
Weslley foi ganhando os holofotes na base do Peixe desde então. No entanto, chamou atenção da torcida na disputa da Copa São Paulo de 2022 e levou a categoria Sub-20 até as finais da competição. Pelo desempenho assinou o contrato profissional durante a disputa da Copinha. Com multa milionária na casa dos 100 milhões de euros.
Em 2022, Patati fez 16 jogos e 4 gols pelo Paulista, 8 partidas e 4 gols pela Copinha e 5 pelo Brasileiro da categoria. Depois chegou a ser promovido pelo elenco principal com o técnico interino Marcelo Fernandes no passado e fez sua estreia na vitória sobre o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.
Ele se revezou entre base e principal, sendo um dos protagonistas e esteve no plantel Campeão Paulista Sub-20 de 2022 apesar de uma pequena lesão na reta final dos jogos. Em 2023, foram 22 gols em 29 jogos pelo Sub-20, sendo artilheiro do time no Brasileiro. Em outubro, assinou a renovação até setembro de 2026.
Leia também:
Bem, pelo menos veremos finalmente o fim de uma novela – de um lado os Patati Lovers, do outro os Patati Haters.. oportunidade do menino pra provar se é mesmo um pereba ou um jogador que pode no mínimo ser útil. Confesso que ainda estou mais pro lado pereba esforçado, mas quero mudar de opinião.. Vou torcer pra arrebentar.
è ….pelo menos ele consegue correr por que o Patrick pança nem de táxi pra voltar ajudar na marcação…..Guilherme vai fazer muita falta, espero que o Pedrinho já esteja apto pro outro jogo
Patati é bom na quebra de linhas, precisa melhorar as decisões dentro de campo e os chutes a gol, aliás a Base sofre muito com esse fundamento de chute a gol, vide Angelo e outros, a preocupação fica por conta de Morellos que não joga nada.
Concordo, Patati tem tudo para ser útil nesse time do santos , até faz boas jogadas individuais, mais na hora de definir as jogadas , sempre toma a decisão errada , precisa evoluir nesse aspecto.
Eu nao vejo no pataty(embora muito jovem) noa vejo potencial pra se tornar um jogador de 1 linha. Me lembra muito o angelo. ( que é bem mais promissor) ele nao sabe finalizar as jogadas chuta mau e toma sempre a decisao errada. Pode ser que venha melhorar esse fudamento no futuro mas, tenho as minhas duvidas, deixa, ele mais tempo, se aprimorando, colocar ele no time titular pode queimar esse moleque
Não sei se faço do Patati Lovers, mas acho que ele tem potencial para ser melhor que todos os atacantes do time. Tem muita coisa coisa para melhorar, principalmente na tomada de decisão, mas a minha cota de paciência com ele ainda é grande. Veremos o que o tempo dirá.
certamente pra escrever que ”ele tem potencial para ser melhor que todos os atacantes do time” você é com certeza um ”Patati Lovers” kkk eu não sou desses e também não sou um ”Patati Haters”’….pra mim é tipo, não tem tu vai tu mesmo, é o que têm, o Patrick só se comprar um bicicleta pra ele voltar quando for ao ataque, o melhor mesmo pra substituir o Guilherme seria o Pedrinho mas é mais um que virou ”enfermeiro” do DM
Eu ainda acho que era a oportunidade de colocar o time no 4 5 2. Colocando mais um.no meio de campo. Nenhum time de expressão joga com dois pontas. Veja atlético, palmeiras e flamengo, mesmo tendo esses especialistas, jogam no máximo com um ponta.
4 4 2