Paulo Bracks analisa caso Jair e reforça cautela com os Meninos da Vila no Santos

Jair voltou a ser titular no Santos após recusa da prosposta do Porto (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Paulo Bracks, CEO do Santos, analisou o momento do zagueiro Jair. O garoto recebeu uma proposta do Porto (Portugal), que foi recusada pelo clube e ficou fora de uma partida do Peixe, contra a Ponte Preta. O Santos chegou a divulgar uma nota informando que o defensor havia pedido para não jogar, mas o DIÁRIO apurou que a decisão foi do clube enquanto ainda existia a chance de negociação.

“Está (focado). Naquele momento, era difícil estar 100%. Não são máquinas, são seres humanos e atletas. Às vezes, colocamos eles como super-heróis, a sociedade brasileira também. Endeusamos os atletas, é cultural. Basta ver e viajar com atletas para ver o que é o aeroporto. As pessoas procuram os atletas para tirar fotos, até às vezes sem saber o nome do jogador. Tem apelo e passa a profissão. Obviamente uma proposta do exterior, de um outro clube, com vencimentos maiores e por ser Europa, que a maioria desses atletas tem como meta assim como Seleção Brasileira, isso mexe”, comentou em entrevista ao De Olho no Peixe.

De acordo com o dirigente, o episódio envolvendo Jair reforça a necessidade de uma atenção especial com os Meninos da Vila. Nesta janela, o o Peixe também recusou uma proposta pelo lateral-direito JP Chermont.

“Nós falamos de força mental para performar sobre esse jogador com menos de 20 anos de idade. É positivo, mas é uma pressão. Não é um problema, mas situação que foge do normal. Para o bem do clube e não do atleta, a decisão dele não jogar. Já tinha acontecido antes com o Joaquim. Dá para olhar com outros olhos, Jair está 100% focado e à disposição. A oscilação não só pela proposta, mas pela idade e isso pode acontecer com ele, com Chermont, Souza. São jovens e de ouro. O Santos tem muito forte os Meninos da Vila, muita qualidade. Estamos acompanhando o Luca, centroavante do Sub-17, temos que tomar cuidado”, completou.

Leia também: CBF antecipa horário de Brusque e Santos na Arena Joinville pela Série B

Jair já retornou e foi titular na vitória sobre o Brusque por 1 a 0, na Arena Joinville, na 25ª rodada da Série B do Brasileiro, no último sábado (07). Ele deve seguir formando a dupla de zaga com o Gil na próxima rodada diante o América-MG neste domingo (15), às 16 horas, na Vila Viva Sorte.

Ao todo, ele soma 14 partidas na temporada. Promessa desde a base, Jair sofreu uma lesão de LCA quando atuava pela Copinha em janeiro do ano passado. Se recuperando no profissional, ele fez a estreia no time na reta final da Série A enquanto o clube brigava contra o rebaixamento. Neste ano, fez um reforço muscular depois da recuperação ‘atropelada’ por conta do momento do clube em 2023.

Ele então voltou no Paulistão, retornou ao Sub-20 à pedido da comissão técnica para ganhar minutagem e reapareceu novamente no time principal. Desde julho, e com a saída de Joaquim, se tornou titular absoluto na zaga alvinegra. Recentemente, Jair acertou renovação de contrato com o Peixe até o fim de 2027.