Pedro Caixinha está sem clube desde setembro (Crédito: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino)

Pedro Caixinha foi confirmado como o novo técnico do Santos. O anúncio foi feito durante a apresentação oficial do CEO Pedro Martins, que revelou a contratação do português para comandar a equipe santista. O avanço nas conversas já havia sido antecipado pelo DIÁRIO.

A chegada de Caixinha ao Santos marca o fim de uma longa negociação. O treinador já havia sido sondado pelo clube anteriormente, ainda durante a passagem de Fábio Carille. Após a saída do técnico brasileiro, o Peixe retomou o contato, mas deixou Caixinha como uma opção secundária. Nesse intervalo, o clube tentou acertar com Luís Castro e Gustavo Quinteros, mas sem sucesso.

O técnico português, de 54 anos, deixou o Red Bull Bragantino em outubro e chegou a negociar com o Grêmio antes de fechar com o Santos. Ele chega ao clube acompanhado de sua comissão técnica, composta pelos auxiliares Pedro Malta e José Belman e pelo preparador físico Polyvios Kyritsis.

Pedro Caixinha tem uma carreira extensa como treinador, com passagens por clubes de diversos países, incluindo Santos Laguna e Cruz Azul, no México, Rangers, na Escócia, Talleres, na Argentina, e Al Shabab, na Arábia Saudita. No Brasil, ele comandou o Red Bull Bragantino antes de assumir o Peixe.

Antes de se tornar técnico, Caixinha atuou como goleiro em times portugueses, como Desportivo Beja, Portimonense e União Leiria. Como treinador, iniciou sua trajetória no Desportivo Beja, passando por clubes como Vasco da Gama-POR, Nacional da Madeira e outros.