Gil ainda não atuou pelo Santos em 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após a derrota do Santos para o Palmeiras por 2 a 1 nesta quarta-feira (22), na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Paulistão 2025, o técnico Pedro Caixinha explicou a ausência de Gil, que ainda não foi relacionado para nenhuma partida do clube neste ano. O zagueiro, de 37 anos, chegou ao Santos na última temporada e foi peça importante no acesso à Série A, mas não faz parte dos planos iniciais de Caixinha neste momento.

Pedro Caixinha destacou que a decisão de não utilizar Gil é puramente técnica e reforçou seu compromisso com a coerência e a frontalidade em suas escolhas.

“Já falei do Gil, ele faz esforço tremendo, é um profissional incrível no dia a dia. Eu comecei a treinar em 2010 como principal, no União Leiria. De lá até hoje, todos os jogadores sem exceção souberam a minha opinião sobre o trabalho deles. E as minhas decisões cara a cara. Não são vocês que precisam saber, são eles. Não quero perder a minha coerência, minha frontalidade. Tomei decisões difíceis na carreira, com atletas de grande história fora do processo. É uma decisão técnica. Todos que fazem parte do processo sabem”, começou o português.

O treinador também comentou que a ausência de Gil faz parte de um novo ciclo do clube, que demanda tempo para ser consolidado. Ele ressaltou que as decisões tomadas têm como base os direitos do Santos e sua visão de trabalho.

“Eu não tenho rede social, é uma bênção. Meu pai que tem 74 anos perguntou quem é o Gil por ter Facebook. Eu não tenho. Não vou perder o meu foco. Tomo decisões com coerência, frontalidade. Intransigente com os direitos do clube. O Santos vai iniciar um novo ciclo, o processo demora um pouco mais do que pensávamos e sabemos onde queremos chegar”, completou.

Gil chegou ao Santos em 2024 com vínculo de um ano e, com o acesso à Série A, teve seu contrato renovado automaticamente. Na última temporada, participou de 50 partidas, sendo 34 delas pela Série B, marcando um gol e sendo destaque na campanha. No entanto, mesmo com sua experiência e histórico recente, o jogador não foi relacionado para os jogos do Paulistão até agora.

O Santos agora se prepara para enfrentar o Velo Clube neste sábado (25), às 18h30 (de Brasília), fora de casa, pela quarta rodada do Paulistão 2025.