A equipe Sub-17 do Santos perdeu na noite desta quarta-feira por 2 a 1 para o Juventude. A partida, realizada no Estádio Alceu de Carvalho, foi válida pela 2ª rodada da Copa Santiago de Futebol Juvenil, competição organizada pelo Cruzeiro Esporte Clube (RS) e pela Federação Gaúcha de Futebol.
O Juventude saiu na frente da partida logo no começo do 1º tempo, com Julio. No início da segunda etapa, a equipe gaúcha fez 2 a 0, com Thaylor, e depois só deu praticamente o Peixe, que pressionou até o final.
O zagueiro Yalle, aos 27 minutos, marcou no rebote do goleiro do Juventude após cobrança de escanteio de Wesley Patati, que colocou a bola na cabeça de Bryan Kruger. Nos últimos minutos, o Santos chegou forte e quase empatou o jogo em lances com Andrey Quintino e Kaiky Fernandes.
Com o resultado, o Peixe perdeu a 2ª colocação do Grupo B para o próprio Juventude. Além das duas equipes, estão na chave os times do Palmeiras, Cruzeiro de Santiago, Nacional (Uruguai) e Alianza Lima (Peru). Na 1ª rodada da competição, o Peixe havia batido o time peruano por 3 a 0.
O Santos é dirigido na Copa Santiago pelo técnico Márcio Griggio e seu adjunto Carlão Gonçalves. O treinador santista utiliza o torneio para preparar o Alvinegro para o início do Campeonato Paulista da categoria.
Nessa primeira fase da Copa Santiago, 12 times disputam a competição divididas em dois grupos. As equipes se enfrentam em turno único, apenas dentro da chave, e avançam para as quartas de final as quatro melhores equipes de cada grupo, quando começa a fase mata-mata. O próximo compromisso do Santos no torneio ocorre já na sexta-feira (17), às 19h, contra o Nacional.
Que fase… Essa garotada deveria assistir uns vídeos do Messi, de quando ele tinha essa idade, para ver a determinação, a intensidade de quem está a fim de algo mais, sem essa de ficar posando de craque. Na maioria dos jogos dos sub qualquer coisa do Santos FC, a garotada acha que pode desfilar com a camisa de Meninos da Vila, ao invés de jogar bola, e demoram para entrar no jogo, e, quando resolvem correr atrás, já era. Além disso, no desespero para achar um raio, qualquer um vira a grande promessa. O resultado é que jogadores que nem conseguem destaque entre seus pares já estão pensando em ir para o Real Madrid, Barcelona, sem passar pelo Sub 20, pelo time profissional do Santos. Querem queimar etapas, como se todos pudessem ser um Coutinho, um Edu, um Neymar.