No último jogo, Copete era a único opção ofensiva de Jair Ventura (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Buscar alternativas dentro do elenco. O exercício de Jair Ventura está cada vez mais difícil no Santos. Com apenas 25 jogadores de linha, o plantel santista tem sofrido com contusões e complicado a vida do treinador. Tanto é que na partida do último domingo, o triunfo de 5 a 2 sobre o Vitória, apenas nove jogadores figuravam no banco de reservas: três a menos do que o máximo permitido.

E não é a primeira vez que isso acontece no Santos. Na sétima rodada, na partida contra o Cruzeiro, Jair também teve somente nove jogadores no banco. Já na quinta rodada, quando o Peixe recebeu o Paraná na Vila Belmiro, onze atletas ficaram como opção, ainda um a menos do que os doze que o regulamento prevê como máximo.

“Importante termos vencido (o Vitória). Aí entra a situação física. Lucas e Sasha com CK alta, seguramos (foram substituídos). Foi mais em cima da fisiologia. E nosso banco estava com menos três. São jogadores que fazem falta. Arthur e Bruno poderiam entrar…”, disse o treinador em entrevista coletiva após a partida do último domingo.

No entanto, em meio a tantas baixas, alguns jogadores vem aproveitando a oportunidade para colocar uma dúvida na cabeça do treinador. É o caso de Diego Pituca, meia de 25 anos, promovido do Santos Sub-23 (antigo Santos B) no início do ano.

“É passar essa tempestade porque o Santos vai estar muito forte com o elenco todo à disposição. Mais um grande jogo do Pituca, eu pincei. Vários técnicos me ligaram pedindo emprestado, seguramos e hoje ele é importantíssimo na ausência do Alison. Vem ajudando.”

Atualmente o técnico Jair Ventura não tem à disposição o lateral-direito Daniel Guedes (conjuntivite), o volante Alison (entorse no joelho), os meias Vecchio (dores no joelho) e Vitor Bueno (entorse no tornozelo), e os atacantes Arthur Gomes (entorse no tornozelo), Yuri Alberto (luxação no ombro) e Bruno Henrique (trauma na bacia). Desses, apenas Vecchio, Bruno Henrique e Daniel Guedes tem chances de retornar no clássico diante do Corinthians, na próxima quarta-feira, às 21h, na casa do adversário.