Bryan não joga pelo Santos desde novembro de 2018 (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O meia Bryan Ruiz está mais de um ano sem jogar pelo Santos, mas segue sendo um dos principais problemas para a gestão de José Carlos Peres. O costarriquenho, que vinha treinando no Santos B, foi assunto na entrevista do mandatário santista ao Blog Soul Santista. Peres falou sobre rescisão, dívida com o jogador e até de macumba.

“Bryan Ruiz não deu certo no Santos. E não foi culpa do Santos. Ele não conseguiu se firmar dentro do clube. Quem pediu ele foi Jair Ventura, quando Jair saiu chegou o Cuca. Cuca disse de cara que não queria estrangeiro, deu uma queimada. Falamos para se esforçar, depois pedi chance a Sampaoli. Mas está micado, não sei se é macumba e o homem também não quis”, afirmou.

Promoção: Camisa número 3 do Santos em promoção na Amazon. Aproveite!

Santos e Bryan Ruiz negociam uma rescisão de contrato amigável há mais de um ano, mas o meia só aceita o acordo quando o clube acertar os salários atrasados, o que faz a negociação nunca chegar ao fim. A resolução dessa situação é algo que não existe previsão na Vila Belmiro, pelo menos nesse momento, pois o clube vive situação delicada financeiramente que pode se agrava ainda mais com a crise do Coronavírus.

“Tentamos fazer a rescisão por várias vezes. Estamos na briga para rescisão amigável, mas senta na lei ruim para os clubes, de pagar até o fim do contrato e todos os direitos da CLT. Antigamente era 50%, agora indenização é 100%. Isso é responsável por 90% dos processos trabalhistas”, afirmou Peres, que confessou alguns atrasos com o jogador.

“Clube deve direitos de imagem para ele. Alguns meses. Luvas não tem, é mais salário. E não é R$ 600 mil como falam, é pouco mais da metade disso”, concluiu.

Bryan Ruiz foi contratado após a Copa do Mundo de 2018 e chegou ao Santos com festa. Foi recebido pelos torcedores no aeroporto, apresentado como o dono da camisa 10 do Peixe, mas em nenhum momento conseguiu se firmar. Fez apenas 14 jogos com a camisa do Santos, apenas três como titular. O costarriquenho deu duas assistências e não marcou nenhum gol.