Elano comandou o Santos nos sete últimos jogos do Brasileirão 2017 (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

O presidente eleito, José Carlos Peres, decidiu demitir o ex-jogador Elano, que fazia parte da comissão técnica permanente do Santos e chegou a assumir o comando da equipe em duas oportunidades na temporada 2017.

A informação sobre a demissão foi publicada em primeira mão pelo jornalista José Callil, um dos conselheiros eleitos na chapa de José Carlos Peres na eleição do dia 9 de dezembro. Além de Elano, o ex-jogador Marcelo Fernandes também está de saída do Santos.

Elano está em férias e soube da demissão pela imprensa. Ele não teve qualquer contato com a nova diretoria do clube. Nas entrevistas na reta final do Brasileirão e após a competição, o ex-meia sempre deixou claro o desejo de continuar no clube e colaborar com a nova comissão técnica, especialmente no trabalho de ajudar na transição dos atletas de base ao time profissional.

A saída de Elano do clube teria sido um pedido do novo treinador do Santos, Jair Ventura. O técnico vai trabalhar no Peixe com o auxiliar Emílio Faro e o preparador físico Ednílson Sena.

Elano comandou o Santos nas sete últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, com três vitórias, um empate e três derrotas. Como jogador, ele disputou 322 partidas e fez 68 gols. Foi bicampeão brasileiro em 2002 e 2004, campeão da Copa Libertadores em 2011 e conquistou quatro títulos paulistas.