João Schmidt deve retornar ao Santos diante o Novorizontino (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O volante João Schmidt deve retornar no Santos diante o Novorizontino nesta sexta-feira (07), às 21 horas, no Jorge de Biasi, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador vinha se recuperando de um entorse no tornozelo e o Peixe teve o venezuelano Tomás Rincón como titular nas duas últimas partidas do Brasileirão.

João Schmidt caiu em um momento da goleada do Peixe sobre o Brusque por 4 a 0, na Vila Belmiro, no dia 19. Depois, exames confirmaram um entorse no tornozelo direito. Na derrota para o América-MG por 2 a 1, no Independência, no dia 24, não viajou para Belo Horizonte. Porém viajou para Londrina, mas não ficou no banco na derrota para o Botafogo-SP por 2 a 1, no Estádio do Café.

Schmidt segue com o elenco na preparação em Catanduva antes do duelo em Novorizontino. Peça fundamental no time, ele era o único jogador de linha que havia participado de todos os jogos na temporada até então. Pelo Alvinegro, ele soma 22 partidas, uma assistência e um gol marcado. Desses jogos, 15 foram vitórias, 2 empates e 5 derrotas.

Oo camisa 5 viu a equipe ter duas derrotas, com quatro gols sofridos, com ele de fora dos jogos. Nos números do Brasileiro, Schmidt é o jogador do Santos com mais desarmes mesmo ficando de fora de dois jogos, são 16 desarmes. O segundo atleta com mais desarmes na equipe de Fábio Carille é o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar com onze.

Ele é um dos maiores ‘marcadores’ da Série B. João tem 16 desarmes e 9 interceptações.

HISTÓRICO

Anunciado em dezembro, João chegou em definitivo ao Peixe, sem custos, após o final de contrato com o Kawasaki Frontale (Japão). Ele assinou vínculo até o fim de 2025. Natural de São Paulo (SP), João Schmidt foi revelado pelo rival de Cotia e estreou no profissional do São Paulo em 2012.

Na equipe do Morumbi,  permaneceu por cinco temporadas, com convocações para Seleção Brasileira de base e depois se transferiu para a Atalanta (Itália), em 2017. Também teve passagens por Vitória de Setúbal (Portugal), Rio Ave (Portugal), Nagoya Grampus (Japão) e Kawasaki Frontale (Japão). Foi multicampeão no futebol japonês até o acerto com o Santos com 31 anos.

Leia também: