A CNN Esportes em parceria com Itatiaia e Quaest realizou um levantamento do ‘Raio-X’ das torcidas no Brasil. O Santos aparece em nono lugar, com 3% do público empatado com o Internacional. O Top-3 é formado por Flamengo (25%), Corinthians (17%) e Palmeiras (10%). Depois, São Paulo (9%), Vasco (5%), Atlético-MG (4%), Cruzeiro (4%) e Grêmio (4%) aparecem na frente do Peixe.
Bahia (2%), Botafogo (2%) e Sport (2%) fecham a pesquisa, que ouviu 6.763 pessoas. Dos entrevistados, 5.023 são de 278 cidades e 714 possuem entre 7 e 15 anos. As respostas foram coletadas entre o dia 27 de abril a 1 de maio. margem de erro estimada é de 1,4 ponto percentual, com nível de confiabilidade de 95%. Em comparação ao ano passado, o Alvinegro segue com a mesma posição.
“Uma pesquisa muito completa, muito abrangente, e que traz, neste ano, uma novidade que acho que é bastante reveladora. Além de fazer a pesquisa com a população com mais de 16 anos, neste ano a pesquisa mostra as preferências de futebol da meninada, das crianças. Os dados são bastante reveladores. Alguns padrões confirmam a expectativa que as pessoas têm a noção de torcida, mas há novidades que a pesquisa traz, apontando já na direção de como fica o futuro do futebol brasileiro”, avaliou Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Apesar da queda inédita para a Série B nesta temporada, o número de sócios do Santos está em 46 mil atuamente. Foi vice-campeão do Campeonato Paulista para o Palmeiras e busca o acesso para a Série A em 2025. Nos jogos da Vila Belmiro, lotou praticamente todos pelo estadual e teve público de 40 e 50 mil nos duelos na capital, na Neo Química Arena e no Morumbis.
Na segunda divisão, cumpriu dois jogos de portões fechados por punição do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e vai reencontrar com o santista diante o Brusque neste domingo (19), às 11 horas, na Vila, pela sexta rodada do Brasileirão.
Leia também:
Alguns dados para quem não conhece o mundo das pesquisas: esse levantamento da Quaest não tem nenhuma confiabilidade técnica. Explico: a Quaest é uma empresa mineira e o pesquisa é patrocinada pela CNN, que tem como dono Rubens Menin, também proprietário da SAF do Atlético Mineiro. Logicamente, os resultados são distorcidos a favor de Galo e Cruzeiro. Pq? os dados impactam em patrocínios e venda de direitos. Há menos de um ano, a mesma Quaest assinou outro trabalho, às vésperas da discussão sobre valores que caberiam aos clubes na Libra e na Futebol Forte, em que cometia a loucura de apontar Atlético e Cruzeiro como detentores de maior torcida que o Vasco. O escândalo foi tão grande que agora, menos de um ano, tiveram mais recato. Pesquisa de encomenda. Ressalte-se que não é fácil aferir a popularidade de time de futebol. A pessoa pode responder que gosta de um time e não ser capaz de dizer nome de três jogadores da equipe. Não se diferencia simpatizante daquela pessoa que realmente acompanha seu time. Mas especificamente esse trabalho da Quaest padece do que em direito se chama de “vício de origem”. Feita com sabor pão de queijo.
A maioria das pesquisas aponta resultados parecidos especialmente se levarmos em consideração a margem de erro …
Pegue 10 pesquisas de 10 institutos diferentes e pelo menos 8 irão mostrar resultados parecidos
para nós , santistas , a constatação triste em todas é que o Santos tem mais torcida do que seus donos gostariam que tivesse
Nessa pesquisa por exemplo o Santos está empatado tecnicamente com Vasco , cruzeiro , atletico , grêmio , inter , botafogo , Bahia e sport
Grêmio tem arena pra 50 mil
Inter pra 60 mil
Atlético acabou de inaugurar uma pra 45 mil
Cruzeiro joga no Mineirão com 60 mil lugares
Bahia arena fonte nova pra 50
Botafogo assumiu estádio pra 45
Vasco estava brigando pelo Maracanã , 60 mil lugares e tem projeto de reforma de São Januário pra 50 mil pessoas
Já o Santos sonha ter a areninha Andrés Rueda da wtorre que no papel, torturado pra enganar os poucos que levam isso em consideração , terá 30 mil lugares mas que todos sabem se sair do papel será liberada pra 25 ( e olhe lá ) numa cidade que tem menos torcedores do Santos do que campinas tem ponte pretanos
Em todos os times a conquista de novos admiradores se divide entre o desempenho esportivo e a imagem de time popular , no Santos depende exclusivamente do desempenho esportivo já que a imagem é jogada no lixo a cada partida realizada na espelunca belmiro pra meia dúzia de gatos pingados , isso explica nossa distância para os ex rivais
Pesquisa meia boca , cadê o fluminense, kkkkkķ
E pensar que o Santos chegou a ter a segunda maior torcida do estado no passado, hoje não é nem de perto o que foi um dia em todos os sentidos.
Descaso, incompetência e canalhices em excesso, parou no tempo.
Atlético MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Bahia e Sport são times regionalizados. Nunca que terão mais torcida que Santos e Vasco.
O pulo do gato do Santos é sumir da cidade de Santos se isso não acontecer nas próximas pesquisas estará pra lá da décima torcida infelizmente…
Estranho os times de MG serem tao expressivos nesta Quaest MINEIRA onde nem consideram o Fluminense.Tem tanta torcida do galo e cruzeiro em outros estados? Duvidosa demais esta pesquisa.A torcida do Santos tem que estar entre as 5 muito facil,mesmo a vila sendo pequena pois sua maior torcida esta em SP pois por la coloca 50 mil facil como ja mostrou e em outros estados a torcida tb nao e pequena.
Em 1969 fomos a maior torcida do Brasil, de lá pra cá é só isso que se vê cada vez mais atras dos inimigos, graças aos seus donos que como disse um amigo aqui, não gostariam que o clube tivesse tantos torcedores.