Gil e Joaquim é a dupla de zaga titular do Santos em 2024 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

O Santos vive um momento delicado na Série B do Campeonato Brasileiro após sofrer três derrotas consecutivas. O time, que começou bem na competição, agora enfrenta problemas em um dos seus pontos fortes: a defesa, tendo suas redes balançadas em dez oportunidades nas nove primeiras rodadas.

Nos confrontos mais recentes, o Peixe atuou mal e não conseguiu performar bem diante dos seus adversários. As derrotas para América-MG, Botafogo-SP e Novorizontino escancararam a fragilidade do setor defensivo santista. No total, foram sete gols sofridos e apenas três marcados nesses três jogos:

– Novorizontino 3 x 1 Santos

– América-MG 2 x 1 Santos

– Botafogo-SP 2 x 1 Santos

Essa sequência negativa contrasta fortemente com o desempenho inicial do time na competição. Nas seis primeiras rodadas, o Santos havia sofrido apenas três gols e não tinha permitido mais de um gol por partida, marcando um total de dez vezes.

O sistema defensivo do Santos, que até então era um dos pontos fortes da equipe em 2024, está em declínio. Nos primeiros 18 jogos da temporada, o time manteve um impressionante índice de 50% das partidas sem sofrer gols. Contudo, nos últimos sete jogos, a situação mudou:

– Jogos na temporada: 25

– Jogos sem sofrer gols: 10

– Gols sofridos: 26

Pela primeira vez no ano, o número de gols sofridos supera o de jogos disputados pela equipe de Fábio Carille. Além disso, as derrotas recentes custaram caro ao Santos, que perdeu a liderança e estacionou nos 15 pontos. A equipe agora ocupa a quinta posição, atrás de Goiás, América-MG, Mirassol e Avaí.

Leia também: