O torcedor que espera ver o zagueiro Jackson Porozo com a camisa do Santos terá de esperar mais um pouco. O jogador foi convocado para a Seleção Sub-23 do Equador e deve ficar fora da Copa São Paulo de Juniores e ao menos das primeiras rodadas do Campeonato Paulista.
Porozo deve se apresentar à seleção no próximo dia 15, domingo, para o início da preparação para o torneio Pré-Olímpico, que acontecerá entre os dias 18 de janeiro e 9 de fevereiro, na Colômbia. O Equador está no grupo B, ao lado de Colômbia, Argentina, Chile e Venezuela. O Brasil também vai disputar a competição e está no grupo A.
Jackson Porozo já não disputou a Copinha deste ano por estar defendendo a seleção no Sul-Americano Sub-20 (o Equador foi campeão do torneio). Ele já estreou na seleção principal do seu país, mas ainda não atuou no profissional do Santos.
Com o fim do contrato do zagueiro Gustavo Henrique e possível venda de Lucas Veríssimo, Jackson Porozo é apontado como um dos atletas da base com chance de promoção ao profissional em 2020. Ele, no entanto, não jogaria as primeiras rodadas do Paulistão, que começa no dia 22 de janeiro.
Essa participacao do jogador no Pre Olímpico vai ser boa para o Santos. Coloca o zagueiro na vitrine, visando uma futura negociação para o exterior e da rodagem para o garoto. Com a saída da zaga titular, o Santos vai precisar remontar o setor, que preocupa. Cleber Reis, com experiência na Europa, tem futebol inversamente proporcional ao salário. Luiz Felipe está inseguro e adotou o estilo foca, de cabecear para cima, sem tirar a bola da zona de perigo. Aguillar também é inseguro e mostrou falta de equilíbrio emocional. Parece que só dá para contar com o Luan Peres. Da base, dizem maravilhas do Alex (ex-Florminense). O outro garoto, o “sparring” Palha, não jogou bem nem contra os times de aspirantes.