Diego Pituca e o preparador Tiago (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

Tiago Franco, preparador físico do volante Diego Pituca, comentou sobre a atuação do trabalho dele na carreira do jogador do Santos e explicou os impactos na performance do atleta. Na coletiva de apresentação no retorno ao clube, Pituca chegou a comentar um ganho de 8kg de massa muscular.

“Esse projeto começou no segundo trimestre de 2022, quando Pituca ainda estava no Japão. Foi indicado pelo Itha que é amigo pessoal e agente, e o Adalberto, também amigo pessoal e agente com a ideia de melhorar o desempenho, parte física e buscar ao máximo prevenir lesões, já que o futebol japonês é bastante físico, já pensando na próxima temporada que ainda seria no Japão”, contou.

Atualmente, Tiago mora na Turquia e tem feito esse acompanhando à distância com Pituca. O preparador explicou sobre o que é a ‘gestão de performance’ em que o profissional aprimora no dia a dia e ainda comentou sobre o monitoramento do volante no extra-campo.

“Em resumo, busco alinhar os pilares fundamentais para se obter êxito no esporte, que são: Treinamento, nutrição, recuperação, mindset e o controle da parte fisiológica e respostas advindas da rotina de treinamento e a parte social. O Diego é monitorado 24 horas por dia, até mesmo quando está dormindo. É necessário saber se o sono está sendo suficiente e tendo a qualidade necessária para promover recuperação e reparação de todo o sistema. Para isso, utilizamos a tecnologia a nosso favor”, explicou.

Leia também: Patrick volta a atuar pelo Santos depois de dois meses

“Temos uma boa relação quanto a isso, pois o atleta se desenvolve não somente no momento em que está aprimorando sua parte física e técnica, mas sim o que ela faz além das quatro linhas. Ele é um atleta de verdade, não rebate as orientações mas busca entendê-las, e ao meu ver é fundamental para a aderência do atleta para que o desempenho possa acontecer dentro de campo”, completou.

Por fim, Tiago ainda elogiou Pituca não só pela disciplina em buscar o melhor no conjunto como jogador, mas também como ser humano. Na temporada, são 49 partidas, 5 gols e 3 assistências. É o jogador que mais atuou pelo Alvinegro no ano.

“Como disse, o Diego é um excelente profissional, dentro e fora de campo, ele busca se desenvolver como atleta e pessoa, todos os dias, e essa regularidade, sem lesões e tendo ótimo desempenho nas partidas é justamente esse, ter organização dos pilares e um projeto de médio e longo prazo”, concluiu.