O presidente Andres Rueda confirmou a informação antecipada pelo Diário do Peixe sobre a chegada de Rafael Soares, novo diretor de marketing do clube. O profissional ficou no Sport entre janeiro de 2019 e abril deste ano.
“Já começou segunda-feira (14), é o Rafael. Ele é fruto de um processo de seleção, foram analisados mais de 400 currículos. Então, eu acredito muito nesse modelo de seleção, você pinça algumas coisas, você pode errar ou acertar, isso faz parte da vida, mas ele tem total condição de fazer um belo trabalho. Ele já estava em time de futebol, então isso facilita muita coisa. Ele conhece os players dos times de futebol, já sabe quem administra o sócio, então está acostumado com esse ambiente. Hoje tivemos uma reunião rápida. Eu estou confiando muito que ele vai poder fazer um belo trabalho e ajudar a gestão a ser mais eficiente no marketing”, falou Rueda em entrevista ao programa De Olho no Peixe.
O novo executivo chega para o lugar de Marcelo Frazão, que anunciou a saída do Santos em maio. Rafael Soares foi responsável por gerir o departamento de Marketing do Sport e trouxe empresas nacionais para o clube, como a FoxLux, Cartão de Todos, Umbro e Futebol Card, companhias que também atuam no Peixe.
Faz algum tempo, eu lia que o sucesso de um clube de futebol profissional estava diretamente ligado ao número de sócio torcedores. Eu fiz umas contas bem simples e concluí (talvez erroneamente, dada a ingenuidade do pensamento) que o valor arrecadado com as mensalidades (em geral muito baixas e adequadas ao bolso do torcedor mediano) não sustentava o clube. Mas não é por isso que o programa sócio torcedor e no caso do Glorioso sócio Rei deve ser posto de lado. Além de garantir uma pequena renda com mensalidades ele é importantíssimo para alvancar o consumo de itens com retorno maior além de manter o torcedor conectado ao clube. Escrevo isso porque se há algo que me frustrou muito na gestão de Marcelo Frazão foi o aparente descaso com o programa sócio torcedor e com o lançamento de produtos de consumo, além da rede de distribuição e disponibilidade nas prateleiras. Retalhar o Manto em dezenas de marcas não é o único indicativo de uma boa gestão. Há muito, mas muito mais a se fazer em marketing e comunicação. Eu desejo que Rafael Soares agarre as oportunidades com afinco e nade de braçada em nosso Mar Branco. Seja bem vindo.
Concordo com o comentário acima, mesmo morando em SP Capital, é um parto para achar produtos do Santos.
Fico imaginando quem não mora nos grandes centros, o nosso marketing é muito fraco neste sentido.