O presidente Luís Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, popular Janja, chegaram o velório de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, na manhã desta terça-feira (3). O Santos e a secretaria de segurança, além da equipe do presidente, organizaram um esquema para chegada à Vila.
Lula chegou de helicóptero Estádio Ulrico Mursa, próximo à Vila, e foram de carro para o estádio santista. O presidente do Brasil passou pela parte em que as autoridades estão chegando e, em seguida foi até a parte central do campo para se despedir de Pelé.
Vale destacar que Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos e torcedor do Santos, também compareceu ao velório acompanhando Lula.
Os torcedores do Santos preciram aguardar cerca de duas horas para conseguirem entrar na Vila Belmiro e prestar homenagens. Os portões foram abertos às 10h da manhã desta segunda-feira (2). Na madrugada desta terça-feira, mais de 150 mil pessoas já haviam passado pelo estádio.
Além da longa fila, os torcedores precisam suportar o forte calor de quase 30º graus. A diretoria do Santos preparou um esquema para que autoridades, torcedores e imprensa possam prestar suas homenagens e trabalharem. Vale destacar que foram 1124 jornalistas credenciados de 23 países diferentes.
No momento, porém, o Santos encerrou a fila. Apenas quem já está nela poderá fazer suas últimas homenagens ao Rei Pelé. O cortejo passará pelas ruas de Santos, no Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo depois até a Memorial Necrópole Ecumênica para o sepultamento reservado aos familiares.
Leia também:
Pelé é um brasileiro do mundo, mas foi importante o Presidente do Brasil comparecer a última despedida para o cidadão Édson. Pelé não morrerá nunca. É o maior jogador s história do futebol. Vai viver para sempre no coração dos santistas. Tão fiel ao clube que fez questão de ser velado na Vila. Vai com Deus, nosso Rei.
Parabéns pelo conhecimento do que é representação institucional. Merece o prêmio “Alfafa de Ouro”.
Parabéns pela intelecção do que representa uma solidariedade de um presidente da República à família de um brasileiro ilustre. Muito inteligente