Promessa da base do Santos, o zagueiro Gustavo Cipriano recebeu propostas da Lazio e do Monza, ambos da Itália. O atleta, de apenas 19 anos, chamou a atenção no futebol italiano depois de se destacar no Sub-19 da próprio Lazio. Ele disputou 11 jogos pelo time e chegou a trabalhar com os profissionais.
O zagueiro tem contrato com o Peixe até 30 de de abril de 2021 e poderia assinar um pré-contrato com qualquer outro clube já no final de outubro desse ano. Se não quiser perder o defensor de graça, o Santos precisa negociá-lo antes do fim do vínculo ou acertar uma renovação. O atleta ainda não foi procurado pelo clube.
Leia também: Zagueiro que disputou a Copinha pelo Santos acerta com o Maringá
Apesar de ter agradado na Lazio, a equipe italiana não exerceu o direito de compra. O valor estava fixado em 750 mil euros (Cerca de R$ 4 milhões) por 85% dos direitos econômicos do jogador. Agora, a equipe tenta a contratação sem custos.
Um fator que pode facilitar a ida de Gustavo Cipriano para o futebol italiano é o fato dele ter passaporte europeu e não ocupa vaga de estrangeiro nos clubes da Europa. Atualmente, ele treina com o Santos B.
Pode até ser bom tecnicamente, mas para jogar na Europa vai ter dificuldade, com 1,85 m de altura é baixo para um zagueiro. Só para ter uma idéia, o Lukaku, centroavante da Internazionale, tem 1,91 m de altura e quase o mesmo tanto de largura.