Na sexta-feira começou o trabalho de auditoria interna no Santos para apurar os negócios feitos pelo clube nos últimos cinco anos. Fazer uma rigorosa análise e uma revisão externa dos contratos que envolvam principalmente negociações de compra e venda de atletas e bens, além de pagamentos para terceiros, são os principais focos do processo.
A auditoria está sendo realizada pela GF Brasil, uma das mais renomadas empresas brasileiras dos segmentos de consultoria, impostos e gestão empresarial. Mostrar transparência nos processos atuais e retroativos foi uma das promessas de campanha de José Carlos Peres, que assumiu o clube no dia 2 de janeiro.
“Foi um compromisso de campanha. Seguimos um critério que levava para um trabalho bem feito. A empresa é muito experiente e a auditoria forense será bem detalhada. Nós teremos uma fotografia do que é o Santos hoje. Será importante mostrar a situação real do clube”, diz Peres.
Todos os departamentos do clube serão avaliados. Segundo o presidente, ao término da auditoria as informações serão disponibilizadas pelo clube no Portal da Transparência do Santos, outro projeto prometido por Peres quando candidato, que já está em fase de desenvolvimento. A ideia é que sócios e torcedores acompanhem de perto e entendam como funciona o clube.
“A auditoria dos últimos cinco anos será muito importante para alinhar a expectativa dos nossos conselheiros, sócios e torcedores em relação à transparência. Será importante para tirarmos todas as dúvidas em relação a contratos, comissões e prestações de serviços que houveram no clube. Também será fundamental para a política de compliance que estamos implantando, onde vamos desenhar todas as regras e procedimentos do Santos. Não falo do Conselho Deliberativo ou do estatuto do clube, mas sim das áreas administrativas. O objetivo será ter as melhores práticas de governança corporativa. Um clube como o Santos tem de se sobressair não apenas no futebol, mas também pela organização administrativa”, disse Ricardo Feijoo, executivo de Administração e Finanças do Peixe.
Eu estou gostando da administração do Peres eu penso iqual a ele só gasto o que posso e procuro saldar todas as minhas dívidas no clube tb deve ser assim falam tanto e profissionalismo e vemos todos os clubes do Brasil com administrações amadores que a cada ano afundam todos em dívidas
Cresci ouvindo que o São Paulo era clube-empresa melhor estrutura, melhor CT (Cotia) melhor estádio (Morumbi), maiores patrocínios, times, salário, títulos….blá, blá blá….. e hoje quem diria há uma caricatura de administração.
Acredito na auditoria e torço para pegar vários gatunos e punir os mesmos. Porém mais importante que isto é estabelecer um modelo de gestão para futuras administrações que iniba espertalhões e oportunistas de plantão, porque como citei a cima é muito mais fácil destruir que construir.
Parabéns peres pela atitude, só assim pra descobrir as cachorradas financeira que fizeram com o nosso peixe.
A auditoria se faz necessária, mas, por que o período Marcelo Teixeira está fora do levantamento?
A promessa era de 2000 até hoje, já tiraram o MT do radar. Não adianta Perez e o Rolo são crias do MT. Agora que façam auditoria e divulguem e levem as últimas consequências as irregularidades apuradas. Do contrário é tempo e dinheiro jogado fora.
Floreal, não sei se você sabe mas auditoria só consegue legalmente validade pelo período de cinco anos, após cinco anos pra que perder tempo se não vai poder punir o MT
Jorge Henrique, eu não sabia desta validade, porém, não acho q não tenha valor conhecer a verdade, no mínimo, pode mudar o resultado de uma próxima eleição.
No Facebook tudo começa com a sua Fanpage.